O iPad pode facilmente ser considerado o melhor tablet que você pode comprar no momento, mas isso está mudando. O Google mostrou seus tablets que estão por vir ontem, o que deixou em evidência algumas coisas que o iPad deixa a desejar. Eis aqui algumas características que nós queríamos que tivesse em nossos iPads.

Nota: Estamos apenas considerando características do sistema operacional aqui. Os tablets que usarão o sistema operacional do Android podem variar.

Um sistema de notificação útil, simples e não-intrusivo


A briga entre Android e iOS não está mais relegada apenas a celulares. O sistema operacional Android com foco em tablets do Google está introduzindo várias grandes novas funções para tablets baseados em Adroid que nós gostamos muito mais do que as suas similares para iPad. O sistema de notificações no iOS nunca passou de uma série de pop-ups que acabavam se tornando um aborrecimento para os usuários. Isso tem sido um problema no iPhone, mas é particularmente frustrante em um tablet porque ele tem muito mais espaço para fazer uma alternativa menos intrusiva. As notificações do Android são extremamente úteis e não atrapalham a sua visão. Os controles de música são facilmente acessados pela parte inferior da tela e não requerem um clique duplo no botão home ou um movimento adicional apenas para pausar ou mudar de música. Quando você recebe uma mensagem no Android, você vê uma pequena mensagem na parte inferior da tela, que depois some, e permite que você leia sem maiores interrupções. No iPad, todas as notificações vêm através das mesmas pop-ups, que não apenas interrompem o que você está fazendo mas às vezes podem incomodar a ponto de te fazer perder no game que estiver jogando, atrapalhar o vídeo que estiver assistindo, ou causar alguns erros de digitação.

Multitarefa útil e de verdade


Apesar do iOS nunca ter afirmado ter multitarefas de verdade, a Apple evitou essa característica principalmente devido à duração da bateria e preocupações quanto à performance. Embora não possamos saber ainda quanto a duração da bateria será afetada por multitarefas em um hardware mais recente de tablet, os processadores dual-core específicos para tablet que estão por vir certamente tem capacidade mais do que suficiente de aguentar multitasking de verdade. O novo painel de multitarefas do Android 3.0 não somente é fácil de acessar com apenas um toque na tela (ao contrário do clique duplo no botão home do iPad, nem sempre preciso), mas também oferece previews completos dos aplicativos que estão sendo executados e é fácil de navegar. Isto é uma parte simples e eficaz da interface do usuário e é algo que a Apple já deveria ter percebido. Mesmo que a comunidade do jailbreak tenha encontrado uma maneira eficaz de fazer isso, seria bacana ver uma função de multitarefas melhor em uma atualização de software oficial do iPad.

Uma tela inicial melhor


Apesar de entender a organização tipo grid no iPhone e iPod touch, o iPad tem tanto espaço em sua tela grande que parece um desperdício organizar da mesma maneira. Com pastas, nós podemos organizar apps no nosso iPad facilmente e não ter que nos preocupar com um número ridículo de páginas. Em meu iPad, eu ainda tenho que preencher uma página inteira por esse motivo. Porque não utilizar esse espaço melhor e permitir colocar widgets e outras coisas em nossa tela inicial? Muitos apps funcionariam melhor como widgets de qualquer maneira, e seria um novo tipo de aplicativo que poderia ser vendido na App Store que é útil e fácil de desenvolver. É uma situação que todos ganham.

Um app de câmera (melhor)


Já reparou que tem uma tonelada de aplicativos de câmera melhores para o iOS? É porque o que vem com o iOS é basicamente só um botão. O iPad ainda nem tem uma câmera, mas é uma função esperada para a segunda geração. Esperamos que a Apple aproveite esta oportunidade para acrescentar mais algumas funcionalidades para o aplicativo de câmera, para que não seja apenas um disparador. Apesar de amar a filosofia da Apple de “apenas o que você precisa”, eu acho que a maioria de nós precisa de mais do que um único botão e a escolha entre foto ou vídeo para tirar boas fotos com uma câmera de celular. Enquanto o app de câmera do Google pode ter funções até demais, seria legal se a câmera do próximo iPad viesse com um app que fosse um meio termo entre os dois.

Comprar Apps em um navegador da Web e não precisar sincronizar


Eu acho que a iTunes App Store funciona bem, seja comprando apps no seu computador, ou direto através do seu iPad. Onde a nova loja web do Android Market realmente ganha é na facilidade para comprar apps em seu computador, enviar para seu dispositivo e evitar a chatice de sincronizar. Eu não medi palavras quando falei sobre o quanto eu odeio sincronizar com o bloatware que é o iTunes, e se eu tivesse que escolher uma função nova no iOS seria a capacidade de ignorar os cabos sem problema. Por favor, Apple, não nos faça continuar sincronizando. É irritante, tedioso e lento. O Android tem uma ideia bacana aqui. Tome nota.

Onde o iPad ainda ganha


Mesmo com essas ótimas funções chegando aos tablets Android (em algum momento no futuro), o iPad ainda é muito bom. Eis aqui alguns pontos onde o iPad ainda se mantém forte apesar dos problemas mencionados acima.

Design: Claro, design é uma questão de gosto, mas é difícil discordar que muitas vezes, a simplicidade do iPad (e iOS) é melhor. Design não é o forte do Google, então muito provavelmente nesse aspecto o iPad sairá vencedor.

Simplicidade: Novamente, você pode dizer que é questão de gosto. Se você preferir simplicidade, o iPad tem. Se você curtir widgets chamativos e funções de navegação, os tablets Android que estão por vir tem. A principal diferença: Seus amigos não-geeks podem não entender o que está acontecendo quando você terminar de ajustar seu tablet Android. Mas qualquer um pode mexer intuitivamente no iPad.

AirPlay: As capacidades de streaming de mídia que o AirPlay traz aos dispositivos iOS são excelentes. São simples, elegantes, e bem-integradas com o SO. Nós ainda não vimos nada tão bom no Android.

Hardware: Nós sabemos que na nota no começo do texto nós mencionamos que não estamos focando em hardware, mas o fato é que a Apple quase sempre ganha na parte de hardware. Telas melhores, uma pegada melhor, e por aí vai. Dito isto, o Jason Chen do Gizmodo americano realmente gostou do hardware quando ele fez um hands-on do Android 3.0.

Tem mais alguma coisa do Android que você gostaria de ver no iPad? Compartilhe nos comentários.