O Instagram deu a entender que o próximo passo do serviço possa ser o formato com vídeos, o que parece uma péssima ideia. Sabe o que não parece uma péssima ideia? GIFs animados — melhor ainda se forem cinemagrafias. E com a chegada do Cinemagram à App Store, você pode fazer isso agora mesmo.

O que ele faz?

O Cinemagram usa a câmera do iPhone para capturar um videoclipe curto, e o converte em um GIF altamente estilizado, onde apenas um pedaço da imagem se mexe. Você grava o clipe e diminui-o para o tamanho que o Cinemagram aceitar (normalmente alguns segundos). Aí você escolhe qual área você quer que se mexa. Se você quiser, dá para colocar um filtro no estilo do Instagram para parecer que o GIF foi criado em 1930. Por fim, o app renderiza o GIF e o coloca numa grade com outras peças criadas por outras pessoas (o que não parece um modo muito bom para deixá-lo bem privativo).



O Cinemagram é bem direto e rústico, e é tão fácil fazer um GIF ruim como é fácil fazer um GIF bom. Mesmo assim, ele é bem bacana, e tem muito potencial.

Por que nós gostamos?

GIFs animados em geral são animais, mas fazê-los ainda requer um pouco de tempo e habilidade. Tendo a capacidade de usar a praticidade da câmera do iPhone permite que as pessoas criem-os rapidamente e os enviem mais rapidamente ainda. (Clique aqui para ver.)

Eu não quero ficar vendo um monte de videoclipes bocejantes de 30 segundos, mas eu curto ver um GIF de 2 segundos. O Instagram deveria anotar essa ideia (ou abrir os bolsos). O app custa US$2. [App Store via TechCrunch]