_Ciência

Circuito de grafeno da IBM: um lembrete do quão longe o grafeno tem que ir

Os cientistas malucos da IBM criaram um circuito a partir de grafeno que é 10.000 vezes mais potente que os que existentem atualmente. Este receptor de rádio é tão sofisticado e futurista que ele pode… enviar uma mensagem de texto para seus amigos. Sim, infelizmente o melhor que podemos fazer com esse material incrível, ultra-condutor […]

Os cientistas malucos da IBM criaram um circuito a partir de grafeno que é 10.000 vezes mais potente que os que existentem atualmente. Este receptor de rádio é tão sofisticado e futurista que ele pode… enviar uma mensagem de texto para seus amigos.

Sim, infelizmente o melhor que podemos fazer com esse material incrível, ultra-condutor e com um átomo de espessura é criar um pequeno chip que envia mensagens de texto. Mas por mais humilde que pareça, isso na verdade é um grande feito. De acordo com o diretor de ciências físicas da IBM Research, Supratik Guha, “esta é a primeira vez que alguém mostrou um dispositivo com circuitos de grafeno que realizou funções de comunicações wireless modernas comparáveis à tecnologia de silício.” Os pesquisadores conseguiram enviar uma mensagem que dizia, simplesmente, “IBM”.

Isso, é claro, é apenas mais um passo no longo caminho do progresso. Cientistas e entusiastas da tecnologia se animam com o grafeno porque ele tem possibilidades fenomenais. Mas vai demorar um pouco até chegarmos lá. A IBM parece estar liderando essa caminhada, sendo a primeira a inventar um transistor de grafeno, e, mais recentemente, descobrindo como fazer CPUs de grafeno extremamente velozes.

Então é apenas uma mensagem de texto. Mas não é assim que todo grande relacionamento começa?  [Science via GigaOm]

Este é o circuito como visto através de um microscópio eletrônico. Este roxo é o transistor de grafeno.

Sair da versão mobile