A TV por assinatura tem perdido clientes, pois boa parte dos conteúdos da TV paga acaba sendo disponibilizado de alguma forma na internet. Em um movimento contrário, a operadora Vivo está trazendo parte da internet para a sua plataforma de TV ao adicionar uma seção que possibilita acesso ao YouTube e ao YouTube Kids.

Segundo a operadora, a partir das próximas semanas, assinantes da Vivo TV receberão uma atualização em seus aparelhos e que passará a mostrar no menu a opção de acesso ao YouTube e ao YouTube Kids dentro do Vivo Play, a plataforma de VOD (video sob demanda) da companhia. Dessa forma, diz a empresa, a Vivo se torna a única operadora de telecomunicações a oferecer acesso ao serviço de vídeos do Google.

O movimento pode ser interessante, pois, além da conveniência de assistir a conteúdos diretamente na televisão, acaba facilitando o acesso ao YouTube e ao YouTube Kids para um público que não é muito acostumado com a transmissão de conteúdo do celular para uma SmartTV, por exemplo.

A iniciativa parece ser uma tendência na indústria. Há um tempo atrás, Vivo e Claro anunciaram a possibilidade de acessar conteúdos da Netflix por meio de suas plataformas de TV. O usuário precisava apenas se logar ou ele poderia assinar o serviço ali mesmo, recebendo a fatura junto com a mensalidade cobrada pela operadora.

Como acessar o YouTube e o YouTube Kids no Vivo Play

  • Para acessar o YouTube, o assinante deve ir até o menu principal da tela de início do Vivo Play ou diretamente pelo canal 636;
  • Para acessar o YouTube Kids, o assinante conseguirá fazê-lo no menu principal da tela de início do Vivo Play ou diretamente plo canal 548.