_Ciência

Clima para outubro prevê mais picos de calor com o El Niño

El Niño continua influenciando clima durante outubro; altas temperaturas e chuvas irregulares marcam o mês na maior parte do Brasil

Immet alerta vermelho

Imagem: Agência Brasil/ Reprodução

Calor e irregularidade da chuva devem ser as marcas registradas do clima de outubro para todo o Brasil. O mês já tem um histórico de altas temperaturas, especialmente após a onda de calor da primavera de 2020. Este ano, com influência do El Niño, os termômetros podem bater altas médias novamente.

Influências do clima no Brasil em outubro

Em geral, outubro já é um mês naturalmente quente. Isso acontece porque o Hemisfério Sul recebe incidência solar mais direta neste período, devido à rotação da Terra em torno do Sol. 

Segundo o Climatempo, picos de calor no Centro-Oeste, no Norte, no Sudeste e no interior do Nordeste são comuns durante este mês.

Além disso, neste ano, o clima de outubro também recebe influência do El Niño. Geralmente, sua atuação causa alterações nas chuvas, fazendo com que na região Norte chova menos, enquanto na região Sul as precipitações são acima do normal.

Isso continua acontecendo e talvez de maneira ainda mais acentuada, já que agora o fenômeno  tem intensidade considerada forte.

O volume de chuvas é preocupante, uma vez que o Rio Grande do Sul está enfrentando as consequências de temporais desde agosto. No Amazonas, vários rios importantes estão com níveis abaixo do normal para esta época do ano, de modo que a continuidade da seca provocada pelo El Niño gera alerta.

Em relação à temperatura, o fenômeno climático também exerce influência. Por causar  alterações na circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera, ele facilita o surgimento de bolhas de calor, que geram períodos com altas temperaturas, como o que aconteceu na última quinzena de setembro.

E como fica a previsão?

Em geral, as temperaturas serão altas em outubro. O mapa do Climatempo mostra como fica a temperatura no Brasil durante o mês.

Mapa: Climatempo/ Reprodução

As áreas em vermelho escuro indicam regiões em que os termômetros podem ficar  de 2°C a 3°C acima da média normal. Já as áreas em tom rosado indicam locais onde as médias de temperatura devem ficar até 1°C acima do comum.

De acordo com especialistas, também não dá para descartar a possibilidade de novas ondas de calor.

Em relação às chuvas, a tendência é que a região Sul enfrente chuvas acima da média , especialmente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

O completo oposto acontece na região Norte. Por lá, a expectativa é de que os padrões de chuva sejam bastante irregulares, com tendência a ficar abaixo da média. Isso porque, além do El Niño, a área também sofre influência do Atlântico Norte e do Golfo do México, que estão mais quentes que o normal.

No Sudeste e no Centro-Oeste, as altas temperaturas podem provocar temporais. Em geral, serão pancadas de chuva, de curta duração e que ocorrem em pequenas áreas.

Já na região Nordeste, a previsão é que a chuva de outubro fique dentro da normalidade. Isso significa que os estados nordestinos terão pouca precipitação no mês.

Sair da versão mobile