_Tecnologia

DNS da Cloudflare ganha versão para smartphone e promete privacidade de sua conexão

No dia 1º de abril, a Cloudflare lançou um serviço de DNS que prometia deixar a internet mais rápida e resguardar alguns dos seus dados das operadoras. O serviço, focado em privacidade, agora tem um aplicativo para iOS e Android. Nada impedia usuários de utilizarem as configurações do DNS da Cloudflare em seus celulares, mas […]

No dia 1º de abril, a Cloudflare lançou um serviço de DNS que prometia deixar a internet mais rápida e resguardar alguns dos seus dados das operadoras. O serviço, focado em privacidade, agora tem um aplicativo para iOS e Android.

Nada impedia usuários de utilizarem as configurações do DNS da Cloudflare em seus celulares, mas o app facilita os ajustes – basta apertar um botão para começar a usar o endereço 1.1.1.1.

• Serviço de DNS da Cloudflare promete internet mais rápida e garantia de privacidade
• Como mudar o seu DNS deixa a sua internet mais rápida e segura

O que é DNS

O serviço DNS é o responsável localizar e “traduzir” endereços na web – quando você digita facebook.com no navegador, a rede consulta um desses serviços e retorna com um endereço como 157.240.18.35 (que é o endereço de IP do site). Geralmente, é o provedor de internet que cuida disso para você. Ao utilizar o DNS da Cloudflare, você altera esse intermediário.

A companhia afirma que não manterá informação nenhuma guardada e que para garantir a privacidade trabalha com uma auditoria da KPMG que examina constantemente seus sistemas e assegura que nada fica armazenado.

Privacidade e lucro

É claro que essa não é a única medida para que você tenha privacidade, mas já é alguma coisa. Se você ficou meio desconfiado e se perguntando como a companhia vai lucrar com esse serviço, eis uma breve explicação: o principal negócio da Cloudflare é oferecer soluções para sites carregarem mais rápido. Deste modo, disponibilizar um serviço de DNS que tenha um tempo de resposta mais curto do que a concorrência ajuda a sustentar outros produtos oferecidos pela companhia.

Você pode baixar o aplicativo pela App Store ou Google Play.

Sair da versão mobile