_Privacidade

Clueful é um app que explica o que apps de iOS fazem com as suas informações

Os apps que instalamos nos nossos smartphones usam nossos dados e nem sempre sabemos como eles fazem isso. Para quem tem muita preocupação com privacidade (e todos deveriam ter), o Clueful vasculha a lista de apps para iOS e fala o que cada um deles faz com as suas informações. Ele não é novo – […]

Os apps que instalamos nos nossos smartphones usam nossos dados e nem sempre sabemos como eles fazem isso. Para quem tem muita preocupação com privacidade (e todos deveriam ter), o Clueful vasculha a lista de apps para iOS e fala o que cada um deles faz com as suas informações.

Ele não é novo – já tinha aparecido na App Store mas foi removido pela Apple em julho do ano passado sem nenhuma explicação. Criado pela Bitdefender, o app ganhou uma nova vida em versão para web. Entre no site do Clueful, coloque o nome do app e saiba em segundos o que, como e para o que ele vai usar seus dados.

O Clueful tem uma lista com os apps mais ofensivos – aqueles que fazem o pior uso dos seus dados. Um deles é o Streaker Run, que faz upload da sua UDID (uma combinação alfanumérica específica do seu dispositivo), mostra anúncios, rastreia sua localização, usa um identificados anônimo e criptografa dados armazenados. Tudo isso em um simples joguinho de corrida gratuito.

Vale lembrar que o Android já exibe essas informações quando você instala um app nele – portanto, a preocupação é menor do que no iOS. [Clueful via TUAW]

Sair da versão mobile