_Robôs

Você deixaria esta cobra robótica ser usada para te operar?

O Flex Robotic System é um robô que lembra uma cobra que pode ajudar cirurgiões a fazerem procedimentos não-invasivos na região da garganta.

A robótica esquisita das cobras está de volta agora com uma nova aplicação. Porém, a questão aqui é que ela entre dentro de você pela sua boca por questões de saúde.

Este robô fez pontos cirúrgicos em um porco após uma operação por conta própria
Sobrevivente de câncer recebe novo maxilar graças a nova técnica de impressão 3D
Novo dispositivo para perda de peso suga comida diretamente do seu estômago

O Flex Robotic System, que parece um treco saído do filme Wall-E, é desenvolvido por Howie Choset, um professor do instituto de robótica da Universidade Carnegie Mellon, e seu colega Alon Wolf. Feito para cirurgias minimamente invasivas na área do abdômen, o sistema permite que cirurgiões explorem a área a ser operada com uma câmera 3D e com um robô para fazer uma laparoscopia.

A laparoscopia é um método em que o os procedimentos cirúrgicos são feitos usando pequenos instrumentos anexados a um pequeno bastão ou fios — tudo isso com o paciente anestesiado. Pela falta de soluções como essa que procedimentos como a apendicetomia (extração do apêndice) deixam uma pequena cicatriz na região da barriga.

Segundo os criadores, este robô cirurgião pode ser especificamente útil na operação de tumores pouco acessíveis e reduzir o número de tratamentos com radiação em alguns tipos de câncer.

No entanto, a cirurgia tem limitações. Ela não pode entrar em seu corpo como se você estivesse comendo um macarrão — os médicos contam com um joystick para controlar o fluxo do equipamento. Após ser anestesiado, o sistema idealizado por Choset e Wolf consegue atingir locais pouco acessíveis e fazer procedimentos, como cortes. Talvez, o único problema pós-operatório seja a dor na mandíbula que esse negócio deve causar.

Atualizado às 18:27

[Bloomberg]

Foto do topo por Medrobotics

Sair da versão mobile