iPhone 3G, bem-vindo à obsolência. As novidades presentes na atualização do sistema operacional não vão chegar nem perto do iPhone original, o primeiro modelo, mas não é só ele que foi passado para trás: o iPhone 3G também não vai receber alguns dos recursos novos. Saiba quais.

1) Multitarefa
O principal recurso novo, de fora do iPhone 3G. Mas, né, duh. O iPhone OS 3.0 já mal e porcamente tolerável no hardware do iPhone 3G. Rodar ainda mais processos em background? Com metade da memória RAM do 3GS, isso definitivamente não daria nem um pouco certo. Ainda assim, é bem chato do ponto de vista do usuário comum, que pode se perguntar "por que o meu iPhone, que parece ser igualzinho ao iPhone do meu amigo, não faz o que o dele faz?"

2) Wallpapers
Isso aí: sem wallpapers estilosos, sem garotas de biquini te olhando por detrás dos ícones. Honestamente, pra mim isso é mais boa notícia do que má. A poluição visual de um wallpaper doidaço, junto com os novos sombreados dos ícones e outros novos e supérfluos elementos gráficos fazem tudo ficar mais nojento no iPhone OS 4.0. Eu prefiro a simplicidade do preto, sempre. Mas eu tenho certeza que muitos de vocês queriam isso, e não ter a opção de colocar um wallpaper no iPhone 3G é certamente uma má notícia.

3) Zoom na câmera
A pequena e triste câmera do iPhone 3G só tem 2MP, não tem autofoco e não grava vídeo. Agora ela também não terá zoom digital.

Nós não reparamos em nenhum outro grande recurso faltando. O novo app nativo de fotos está confirmado, assim como as pastas de apps e o Game Center. E, claro, a Apple não deixaria o 3G de fora do iAds.

E aí, a falta desses recursos será suficiente para te fazer considerar um upgrade no seu iPhone 3G?