_Tecnologia

Coleira inteligente e caixa de areia autolimpante; gadgets de pet invadem a CES 2022

Empresas lançaram dispositivos para melhorar o bem-estar, monitorar a saúde, facilitar a limpeza do ambiente e até rastrear o seu pet em tempo real. Veja mais

CES 2022

Imagem: Wagz / Reprodução

Nem só de gadgets para humanos é feita a CES 2022. Além dos lançamentos das grandes empresas, as novidades de eletrônicos para pets também tiveram destaque no início da maior feira de tecnologia do mundo.

Melhorar o bem-estar, monitorar a saúde, facilitar a limpeza do ambiente e até rastrear o seu pet em tempo real. Tudo isso parece ser possível com a ajuda da tecnologia. Confira alguns produtos já apresentados na CES 2022.

Gatos

Coleira inteligente

Um dos gadgets para gatos (ou catgets, quem sabe) que tiveram destaque é esta coleira inteligente. Além de fornecer o peso, ela serve para ajudar os proprietários a acompanhar os movimentos diários de seus bichanos. A coleira detecta movimentos e vibrações, que se correlacionam com o “comportamento felino”, como dormir, sentar, lavar as patas, comer e beber.

Todas essas ações do gatinho são enviadas para o seu dono de forma quase instantânea, que permite aos donos monitorar seu pet 24 h — além de rever coisas que aconteceram enquanto não estava de olho.

A empresa PurrSong também anunciou um trio de novos produtos visando monitorar o bem-estar de gatos e seus donos.

A empresa lançou dispensador de água que rastreia a hidratação do felino, e ainda um rastreador de atividade que pode coletar dados sobre os movimentos e padrões de sono do gato. O objetivo dos aparelhos é ajudar os donos a acompanhar a rotina diária do seu gato e, mais importante, perceber com antecedência quando ele rompe essa rotina, ligando o sinal de alerta para qualquer coisa que fuja do padrão.

Caixa de areia inteligente

A PurrSong apresentou também a LavvieBox, uma caixa ao ar livre que pode ser modificada em três configurações físicas diferentes, dependendo da preferência do seu gato. A caixa consegue monitorar os dados urinários e de movimentos intestinais e os padrões de peso do gato. Ela é equipada com um purificador de ar para reduzir o odor e a poeira.

Já a Leo’s Loo Too, da Smart Pears, é uma caixa de areia inteligente que se limpa automaticamente após ser usada pelo seu pet. Essa segunda edição do aparelho conta também com controle de voz via Alexa e Google e possui uma luz ultravioleta, além de enviar informações sobre o peso do animal e o uso do aparelho. Para a segurança do felino, o dispositivo limpante só funciona quando ele não estiver próximo.

Cachorros

Coleira inteligente

Poder monitorar os doguinhos e saber onde eles estão — principalmente se você é daqueles que costuma esquecer o portão aberto — é algo ótimo. Não à toa, a Invoxia lançou uma coleira inteligente, que rastreia a localização do seu cão, mas também informações como frequência cardíaca e respiratória.

As informações são coletadas e enviadas para um aplicativo no smartphone do dono e funciona como uma espécie de smart band, podendo ainda ser compartilhadas com terceiros, por exemplo, um veterinário.

Mochila inteligente

Outro lançamento foi espécie de mochila que serve para monitorar a frequência cardíaca do seu cachorrinho. A empresa responsável pela mochila explicou que o monitoramento vai além de saber as condições cardíacas do bichinhos, ela também pode ajudar a saber o estado mental dele.

“O coração de um animal normalmente bate em um ritmo suave, mas acelera quando o animal começa a se sentir nervoso. Essa mudança no ritmo é desencadeada pela atividade nervosa simpática. Por meio de nossa pesquisa independente, descobrimos que é possível estimar o estado mental dos cães com mais detalhes, analisando a variabilidade da frequência cardíaca em profundidade”.

Coleira que cria “cerca” de proteção

O Wagz Tagz permite criar zonas de proteção personalizáveis ​​de 3 a 15 pés para manter seu animal de estimação seguro e longe de áreas que você deseja proteger.

Mas como ele funciona?

A empresa criou etiquetas Wagz, compatíveis com a coleira, onde o dono configura e cria uma zona geográfica de onde o doguinho pode ir. Quando o colar chega muito perto de uma etiqueta Wagz, ele aciona a cerca geográfica. Uma maneira inteligente de manter o seu pet longe de perigos.

O colar cerca serve tanto para cachorros quanto para gatos.

Sair da versão mobile