_Animais

Coleira com inteligência artificial monitora emoções e atividades físicas dos cães

O dispositivo tem como objetivo possibilitar aos proprietários dos animais um maior entendimento sobre seu comportamento e estado emocional.

Petpuls é uma coleira alimentada por IA. Imagem: Petpuls.

A startup sul-coreana Petpuls criou uma coleira para cachorro que utiliza inteligência artificial para detectar cinco estados emocionais diferentes do animal: feliz, ansioso, triste, irritado e relaxado. Ela também funciona como um rastreador de atividade, com um acelerômetro embutido que calcula o número de calorias que seu pet perdeu por hora, dia, semana ou mês.

Este foi um dos principais destaques da CES 2021 no que diz respeito a produtos para animais de estimação, inclusive sendo um dos vencedores do CES Innovation Awards. De acordo com Andrew Gil, diretor de marketing global da Petpuls, a tecnologia usa um banco de dados com mais de 10 mil amostras de latidos de 50 raças de cães em quatro tamanhos diferentes. As informações coletadas são direcionadas via Wi-Fi para o aplicativo de smartphone da coleira. Como cachorro não tem celular (ainda), quem tem que instalar o app é o dono mesmo.

As pesquisas e testes foram conduzidos pela Universidade Nacional de Seul, e obtiveram uma taxa de 80% de reconhecimento emocional. Mas, à medida que as detecções são realizadas, os resultados se tornam mais precisos e dá para entender melhor como seu amigo de quatro patas está se sentindo.

Petpuls é uma coleira alimentada por IA. Imagem: Petpuls.

O material do dispositivo é feito de silicone com regulagem de dois tamanhos (15.75”/40 cm e 31.5”/80 cm) e a empresa garante que ele é bem confortável. Acompanhado de alças adicionais nas cores laranja, turquesa, azul, rosa choque e verde, é resistente à água e sua bateria dura de 8 a 10 horas com uma única carga completa.

O aparelho foi idealizado em 2016 por Vincent Kim, fundador e CEO da empresa, que notou a possibilidade de ampliar seus serviços online de cuidados aos animais de estimação, especialmente a relação entre os donos e seus bichinhos, por meio de um aplicativo que opera por intermédio de IA.

No ano passado, a partir da plataforma Indiegogo, mais de 50 apoiadores financiaram as primeiras amostras da coleira, que foram enviadas em agosto. A venda das coleiras está temporariamente interrompida por conta de um atraso de fabricação por consequência da pandemia. Contudo, no site da Petpuls é possível encontrar os preços e outras informações sobre o produto.

[Techradar]

Sair da versão mobile