_Ciência

Uma viagem bem louca por dentro do Grande Colisor de Hádrons

Usando o Oculus Rift e o detector de movimentos Leap Motion, você pode saber como é a vida de uma partícula dentro do Grande Colisor de Hádrons.

Você já pensou como deve ser a vida de uma partícula que caminha pelo Grande Colisor de Hádrons, a imensa estrutura de US$ 6,4 bilhões que ajudou a ciência a fazer uma das mais importantes descobertas dos últimos tempos? Agora você pode saber! Para isso, basta ter um Oculus Rift e um Leap Motion para controles por gestos.

Juntando o Oculus Rift e o Leap Motion, uma equipe de designers criou o Collider, uma experiência audiovisual em primeira pessoa que mostra uma partícula dentro do LHC. O Leap Motion faz suas mãos servirem para manipular a partícula, enquanto o Oculus Rift faz tudo ficar muito mais imersivo – mas o uso dele é opcional, e basta ter o controle por gestos para experienciar o Collider.

É uma viagem bem louca, como podemos ver por esses Vines postados por Eddie Lee, líder do projeto:

É uma experiência não muito precisa do ponto de vista científico, mas pode ser encarada como um teste para o futuro das experiências de usuário. Testes que misturam duas interfaces de usuário — realidade virtual e controle por gestos — devem ganhar força nos próximos anos. Tudo isso em uma versão lisérgica de uma das mais impressionantes estruturas criadas pelo ser humano. [Collider via Wired]

Sair da versão mobile