
Colossus, de Elon Musk, é acusado de poluir a atmosfera
O data center Colossus AI está preocupando autoridades e a comunidade de pessoas que vivem em Memphis e arreadores, no estado do Tennessee, nos EUA, em razão da alta emissão de poluentes. Nos últimos meses, relatórios de diferentes entidades denunciaram os risco de saúde que as pessoas que vivem na região passaram a enfrentar após o início do lançamento de gases tóxicos na atmosfera.
A instalação em questão abriga o Colossus, um supercomputador desenvolvido pela xAI, do bilionário Elon Musk, com o objetivo de treinar modelos de inteligência artificial generativa, o que inclui o Grok — que está disponível dentro do X.
A acusação é de que a instalação utiliza turbinas não autorizadas para alimentar a máquina, que possui 200 mil GPUs Nvidia.

Vista aérea do Colossus AI. Imagem: xAI/Reprodução
De acordo com o The Register, a Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor solicitou formalmente às autoridades locais que suspenda as operações do data center e aplique uma multa à xAI. Segundo a organização, a empresa está violando flagrantemente a “Lei do Ar Limpo”, uma legislação federal que regula a emissão de poluentes na atmosfera.
Há uma preocupação especial com a deterioração da saúde respiratória dos moradores de um bairro próximo, localizado nos arredores de Boxtown. Ele é historicamente habitado por pessoas negras.
Além das pessoas que vivem na região, entidades ambientais também estão levantando preocupações sobre o baixo nível de qualidade de ar. Além disso, ressaltam o risco que isso representa para as comunidades locais.
Poluição do ar
Para alimentar o supercomputador, a xAI utiliza 35 turbinas a gás. Elas geram uma alta quantidade de óxidos de nitrogênio (óxido nítrico, dióxido de nitrogênio e óxido nitroso). A exposição prolongada a estes químicos podem aumentar a suscetibilidade a infecções respiratórias e até desencadear doenças pulmonares crônicas.
A estimativa é que essas emissões podem aumentar os gastos em saúde de pessoas que vivem no condado em até US$ 18 milhões. Além disso, o número pode subir para US$ 160 milhões (ou mais) ao somar as pessoas dentro do raio de poluição gerada pelo Colossus.
A Câmara de Comércio de Memphis chegou a afirmar no mês passado que a xAI iria remover metade das turbinas temporárias até o mês de julho. Porém, não se sabe se isso ocorrerá de fato. Porém, mesmo com os apelos de moradores e autoridades, Elon Musk espera implementar mais 15 turbinas do tipo no local.