_Jogos

[COLUNA] Você conseguirá jogar todos os games da sua lista até o fim da vida?

Já ouviu falar naquele famoso ditado de que ‘quanto mais se estuda, mais se percebe que nada sabemos'? Dá para criar uma analogia com o mundo dos games.

por Thiago Simões

Já ouviu falar naquele famoso ditado de que “quanto mais se estuda, mais se percebe que nada sabemos”? Com isso dito, creio que dá para criar uma analogia com o mundo dos videogames. Cada vez que você descobre um jogo novo, se torna mais perceptível que você mal jogou diversas obras de arte presentes no universo. São tantos games que, às vezes, eu me pego tentando descobrir a resposta para a pergunta: conseguirei jogar todos os games da minha lista até o fim da vida?

Consumo x Demanda: a projeção é assustadora!

Segundo um levantamento feito por Mike Rose, editor britânico do site Gamasutra, os seguintes dados mostram o tamanho da brincadeira do videogame nesses últimos anos.

  1. Até março de 2015, a Steam tinha 4.500 jogos adicionados a sua biblioteca, o que da uma média de 7 “lançamentos” por dia.
  2. Todos os dias, são lançados 500 jogos para IOS e 250 para Android. Como consumir tudo isso?

Se toda esta reflexão já não bastasse, dê uma olhada nos lançamentos da Steam durante os primeiros 4 meses de 2014, comparados com os mesmos períodos de 2012 e 2013.

Uma pesquisa encomendada pela Real Games, uma das principais empresas de jogos casuais do mundo, constatou que no Brasil 35 milhões de pessoas jogam videogame. O texto, escrito depois de uma pesquisa feita com 20 mil pessoas, constatou que o brasileiro gasta cerca de 5 horas e meia, por semana, se divertindo com games.

Vamos à conta. Utilizando apenas os jogos já lançados na Steam (item 1), tracemos um parâmetro. Imagine que você se interesse por apenas 1% dos jogos da biblioteca da Steam ao longo destes anos, ou seja, 45 títulos. Guarde este número, pois ainda falta um dado crucial para cruzarmos as informações: Quanto tempo você leva para terminar um jogo? Para isso, utilizaremos como referencial este site. Dê uma olhada abaixo no tempo médio que as pessoas levam para terminar alguns jogos populares da atualidade no PC.

A média de tempo gasto para terminar a história principal destes 10 jogos é pouco menos de 20 horas. Para cruzarmos com os dados que eu pedi para você guardar, vamos chutar esses daqui muito mais por baixo, em torno de 10 horas por aventura.

Vamos à conta. Imagine que você leve 10 horas para terminar cada um daquele número de 1% de jogos da Steam? Dá 450 horas, correto? Dividindo esse valor pelo número de horas semanais, informado na pesquisa da Real Games (5,5h por semana), temos pouco menos de 82 semanas, ou seja, quase dois anos para você terminar todos eles. Só que nestes dois anos, mais jogos foram lançados e esta conta ficaria impossível de ser feita, já que a cada ano são lançados mais e mais jogos, como vimos naquele primeiro gráfico da Steam.

Mesmo com a velocidade da informação atual, com as redes sociais, é impossível suprir uma demanda de divulgação como essa. O que dizer então da capacidade do consumidor digerir os jogos que chegam a todo instante ao mercado? O bug saiu dos games e já atingiu a realidade. Resta filtrarmos ainda mais aquela porcentagem de jogos da Steam (1%) para que possamos nos divertir o máximo possível e absorver as verdadeiras obras de arte presentes no mundo dos games.

Sair da versão mobile