_Curiosidades

Com este copo, você consegue beber uísque em microgravidade

Com esse copo especial, é possível beber uísque no espaço sem que a bebida caia no chão.

Agora que uísque é envelhecido no espaço, parece que só precisamos de um jeito melhor de apreciá-lo em baixa gravidade. Felizmente esse copo fornece uma forma de beber seu drinque tranquilamente enquanto você viaja pelas estrelas.

Desenvolvido por James Parr, da Open Space Agency, para a destilaria Ballantine, o copo foi feito para oferecer uma forma prazerosa de beber uísque em microgravidade sem precisar apelar para um canudo. Como funciona? Bem, uma placa de aço convexo revestido com ouro rosa está na base do copo, e isso fornece uma tensão superficial grande o bastante para prender o uísque na parte de baixo, evitando também que ele desapareça em bolhas gigantes.

Dar um gole no copo significa que o uísque é levado para cima a partir de um canal em espiral gravado na superfície do plástico PLA. E se você não gostou muito da ideia de beber em algo que parece um copo de criança, Parr tem uma solução: uma boquilha especial metálica faz parecer que você está bebendo em algo de vidro. Isso significa também que é algo seguro para ser usado no espaço – afinal, ninguém quer um cientista bêbado espalhando vidro quebrado por toda a Estação Espacial Internacional, não é mesmo?

O copo tem alguns outros toques bacanas: uma válvula em sua base permite que uma garrafa especial de uísque consiga encher o copo sem vazar o líquido, e um ímã permite que ele seja colocado em uma superfície e não saia flutuando. A Ballantine detalhou um pouco mais o processo de design no Medium, e vale a pena dar uma lida, se você estiver interessado.

Claro, a chance de algum de nós chegar a beber uísque no espaço é mínima. Mas talvez seja essa a melhor forma de experimentar o uísque envelhecido no espaço da japonesa Suntory. [Ballantine via Engadget]

Sair da versão mobile