Com foco na privacidade, buscador DuckDuckGo cresce 46% em 2021

Para tentar desbancar o Google, o jeito é apostar num diferencial. Conheça o motor de busca que promete proteger a segurança das informações pessoais dos usuários

google

É difícil competir com o Google pelo posto de ferramenta de busca preferida dos usuários. Mas isso não significa que não exista gente tentando — e oferecendo propostas diferentes na intenção de se destacar para os usuários.

O buscador americano DuckDuckGo, por exemplo, tem como diferencial a privacidade e a segurança das informações pessoais dos usuários. Tem dado certo: o mecanismo de pesquisa cresceu 46% em só em 2021. O buscador já soma mais de 100 milhões de consultas diariamente.

O CEO da empresa, Gabriel Weinberg, falou que a ferramenta planeja criar um aplicativo para desktop, que oferecerá ainda mais privacidade e vantagens em relação aos seus concorrentes. Weinberg falou ainda de planos sobre recursos da versão web e da versão do app para dispositivos móveis.

Segundo o SEO, o navegador da área de trabalho oferecerá “proteção de privacidade robusta” como padrão, para que o usuário não precise alternar entre as configurações de segurança ocultas — o famoso “modo anônimo”. Igual acontece no aplicativo móvel, a versão para desktop virá com o mesmo botão “Fire”, que apaga instantaneamente todo o seu histórico de navegação, dados armazenados e abas em um clique.

Sem rastreio

Ao contrário da maioria dos outros buscadores, que fazem uma espécie de rastreamento e criam perfis comportamentais de seus usuários, o DuckDuckGo garante que não usa esse tipo de mecanismo.

A página de pesquisa tem sim, publicidade. Entretanto, ela se baseia nas palavras-chave digitadas no campo de buscas. Portanto, as páginas de pesquisa do DuckDuckGo exibem anúncios com base nas palavras-chave pesquisadas.

Ou seja: se você pesquisar um smartphone no DuckDuckGo, essa consulta de pesquisa não será usada para exibir anúncios de smartphones em todos os outros sites que você visitar.

O navegador ainda conta com recursos de proteção de e-mail e proteção contra rastreamento de aplicativos, ampliando a privacidade em aplicativos Android.

“Não é um ‘navegador de privacidade’; é um aplicativo de navegação diária que respeita sua privacidade”, diz o comunicado no blog da empresa.

Quem quiser testar o buscador pode encontrar DuckDuckGo nos navegadores padrões, como Chrome e Firefox. Há também uma versão em aplicativo para smartphones e tablets com Android e iOS.

Sair da versão mobile