_Eletrônicos

Com N8, Nokia inova 16 vezes em funções e design

Já sabemos que o N8 é um lançamento notável para a Nokia: ele tem design elegante, uma versão renovada do sistema operacional móvel mais usado no mundo, e uma câmera de 12MP que tira fotos e filma em HD com qualidade impressionante. Mas você sabia que o N8 é o "primeiro produto da Nokia" em 16 categorias, em termos de funções e design? Nunca antes na história da Finlândia tivemos um aparelho tão cheio de novidades. O N8 é:

Já sabemos que o N8 é um lançamento notável para a Nokia: ele tem design elegante, uma versão renovada do sistema operacional móvel mais usado no mundo, e uma câmera de 12MP que tira fotos e filma em HD com qualidade impressionante. Mas você sabia que o N8 é o "primeiro produto da Nokia…" em 16 categorias, em termos de funções e design? Nunca antes na história da Finlândia tivemos um aparelho tão cheio de novidades. O N8 é:

Cinco novidades no design:

Sete novidades no campo de multimídia:

E mais quatro novidades:

Esta lista foi elaborada pelo Nok Nok, site especializado em produtos da Nokia, e foi traduzida para o português pelo Rodrigo Toledo. Como você pode ver, as novidades se concentram na multimídia, o que pode justificar as comparações entre o N8 e o 5800. O design também sai do padrão dos aparelhos da Nokia, com design unibody (como o iPhone), tela capacitiva (tal qual o iPhone) e bateria não-removível (como quase todo produto da Apple).

Tá, o N8 não é uma revolução como o iPhone foi em 2007, mas mostra como a Nokia está tentando se renovar, depois que o sucesso de smartphones como o iPhone (e depois o Android) a pegou de surpresa. Mesmo ainda sendo líder no mercado mundial de celulares e de smartphones, a Nokia não pode ficar parada.

Nossa grande preocupação com o N8 está no terceiro bloco de inovações: o Symbian S^3. Em um hands-on, o Symbian^3 não impressionou, mas a Nokia explicou o porquê: era um aparelho prematuro, ainda longe de estar pronto. Este mês, a Nokia disponibilizou protótipos oficiais do N8 para testes, e o Nok Nok e o Engadget fizeram hands-on com ele, e tiraram várias fotos para você ficar babando por ele. Mas os aparelhos estavam sem o Symbian^3, então não podiam ser ligados – segundo o Nok Nok, "ele ainda está passando por uma fase de eliminação de bugs", então parece que o S^3 não está pronto o suficiente para fazermos julgamentos.

O Nokia N8 chegará ao Brasil até setembro, segundo o IDG, ainda sem preço definido – na Europa, ele custará €370 (cerca de R$850) sem subsídio de operadora. [Nok Nok via Rodrigo Toledo]

Sair da versão mobile