O EyeWriter são óculos que monitoram o movimento dos olhos e usam um programa especial para que pessoas com esclerose possam desenhar com os olhos. E são muito bons.

O projeto EyeWriter é uma iniciativa em andamento de pesquisa colaborativa para ajudar pessoas que sofrem com ELA através de tecnologias criativas.

O projeto começou em Los Angeles em 2009, quando membros das comunidades GRL, FAT, OF e TEG uniram forças com um lendário grafiteiro, publicher e ativista de LA, chamado Tony Quan, ou TEMPTONE. Tony foi diagnosticado com ELA em 2003. A doença o deixou quase completamente paralisado fisicamente… exceto os olhos dele. Mas a ELA não atingiu a mente brilhante de Tony, nem sua energia criativa ou o desejo de seguir grafitando.

Em agosto de 2009, artistas de todo o mundo — Londres, Hong Kong, Madri, Amsterdã e Nova York — convergiram por dez dias no sul da Califórnia, converteram a casa de praia Mick e Caskey Ebeling em um laboratório e começaram a trabalhar com Tony em um sistema de monitoramento de olhos barato e de código aberto que permitiria aos que têm ELA desenhar usando somente os olhos.

O EyeWriter ainda está em desenvolvimento, mas nos parece bastante promissor. [The Jailbreak via NotCot]