O iOS 7 chegou, e ele é a maior mudança dentro do sistema operacional da Apple. Como diversos apps são construídos de forma a conversar com as linhas do sistema operacional, o que veremos a partir de hoje será uma enxurrada de atualizações para o novo sistema. No momento, mais de uma dezena de apps já foram atualizados. Trazemos os primeiros para vocês, com o intuito de mostrar o caminho que os desenvolvedores estão seguindo dentro do iOS 7.

Várias atualizações já estavam praticamente prontas e seus desenvolvedores esperaram apenas o momento da largada. Acompanhe nossa turnê visual pelas primeiras novidades:


Twitter

twitter

O novo Twitter para iOS mexe em questões estéticas – o azul mais claro do topo se mistura com a barra superior – mas, no geral, ele continua com a mesma estrutura: quatro botões na parte inferior, e um monte de tuítes no meio. O app adiciona também detalhes que o Twitter está implementando em sua versão mobile, como o fluxo de conversas para você não se perder (o que muda a noção cronológica da rede), e há também um punhado de tuítes patrocinados. Apesar das mudanças, continuo achando o Tweetbot mais completo e bonito.


Evernote

evernote

Um dos apps mais populares de anotações e depósito de ideias, o Evernote recebeu um belo e útil redesign com o iOS 7. A tela inicial traz o máximo de informações possíveis sem sacrificar a leveza dos elementos – notas, cadernos, etiquetas e as opções de nova anotação ocupam a mesma tela de forma fluida. Além disso, a câmera usada dentro do app também foi atualizada para usar o novo formato da Apple.


Instapaper

instapaper

O Instapaper, um dos leitores offline mais populares e cultuados no iOS, foi vendido recentemente para a Betaworks. Desde então, a empresa tinha atualizado apenas a versão web do aplicativo, e a versão para celular estava um tanto quanto antiga já. Enfim, com o iOS 7, o redesign veio caprichado, com muitos detalhes novos: para nós, em primeiro lugar, é importante dizer que o app agora funciona em PT-BR.

Mas, para quem já estava acostumado com o app, as principais novidades são as duas categorias Classificar e Filtrar. A primeira oferece uma série de opções de hierarquização dos textos – por popularidade, por artigos mais longos ou até aleatório, por exemplo. O segundo facilita a vida para quem sabe exatamente o tempo que precisa para uma boa leitura: ele filtra o tempo necessário para ler os artigos, e você pode organizar por artigos com leitura média de 5 a 10 minutos, 30 a 60 minutos e por aí vai. Uma ótima atualização, que ainda usa as diretrizes do iOS 7 para criar um app mais leve e simples.


Mailbox

mailbox

O Mailbox, cliente de emails que eu mais gosto no iOS, também foi atualizado: apesar de já ter anteriormente um visual mais limpo e flat, o app mudou as escolhas de cores, deixou o menu lateral mais bonito e parece mais veloz do que antes. Se você usa Gmail, recomendo fortemente o download do app.


Kindle

kindle

O app de leitura da Amazon recebeu um tapa visual, deixando a profundidade de lado e seguindo o bonde do design flat. A atualização aproveitou o momento para adicionar um sistema de coleções, onde você pode juntar livros e documentos sobre o mesmo assunto, e os controles dentro do livro, com o menu lateral, ficaram muito mais práticos e bonitos.

E é isso aí: ficaremos de olho nas próximas atualizações mais relevantes para adicionar, mas veja este passeio como uma primeira ideia de como os apps serão no iOS daqui para a frente. Gostou o que viu?