_Ciência

Com paineis solares super-resistentes, estradas geram energia

Estradas fazem bem duas coisas: sustentar carros e sugar energia do sol. Que tal se, em vez de só ficarem extremamente quentes, elas gerarem energia com a luz solar? Isso é exatamente o que a Solar Roadways, e o Departamento de Energia dos EUA, querem fazer.

Estradas fazem bem duas coisas: sustentar carros e sugar energia do sol. Que tal se, em vez de só ficarem extremamente quentes, elas gerarem energia com a luz solar? Isso é exatamente o que a Solar Roadways, e o Departamento de Energia dos EUA, querem fazer.

A Solar Roadways irá criar e construir um painel solar superforte, um quadrado de 360 cm de lado, que deve ser assentado como partes da estrada. Os paineis também teriam uma camada de luzes LED de baixa resolução, para exibir mudança de sinalização — mas isso talvez seja otimista demais.

Os paineis solares normais são em geral muito caros e não muito eficientes, então este plano me parece um pouco exagerado. Mas os benefícios poderiam ser enormes: a empresa diz que eles conseguiriam suprir a demanda de energia dos EUA apenas cobrindo as rodovias interestaduais com seus paineis — ainda não produzidos, lembre-se disso.

Isso é bom, mas tem a questão do custo: cada painel custará cerca de 6.900 dólares. Um quilômetro de rodovia precisaria de 1.100 paineis, que custariam 7,5 milhões de dólares sem contar os enormes custos de construção. Mas eles conseguiram 100 mil dólares do Departamento de Energia, então deve ter alguma coisa que eles não estejam nos contando. [Solar Roadways via Inhabitat via PopSci]

Sair da versão mobile