O primeiro televisor da Toshiba com o processador Cell do PlayStation 3, que ela ajudou a desenvolver, tem especificações animais. Só para começar, o aparelho de 55 polegadas, 240 Hz e backlight de LED tem 512 áreas individualmente controladas.

Ele ainda conta com “auto-congruência”, processo que ajuda a melhorar a qualidade da imagem na borda e luminância (brilho) de 1.250 cd/m². Sob a tela, fica um painel com sete alto-falantes, e recursos de rede incluem suporte a DLNA e navegador web baseado no Opera.

O chip Cell fica em uma caixa externa, mais ou menos do tamanho de um velho tocador de Blu-ray. Dentro dela também há 3 TB de armazenamento em disco rígido, dos quais 2 TB podem ser usados para gravar aproximadamente 26 horas de programação de até oito canais simultaneamente. 1 TB é reservado para gravações a longo prazo. A 55X1 pode ainda exibir oito canais na tela ao mesmo tempo e pular de um para outro sem a demora (delay) comum na maioria das TVs.

A Regza 55X1 está sendo exibida na Ceatec e será vendida no Japão a partir de 1º de dezembro, por ¥ 1 milhão (R$ 19.700). A Toshiba espera vender cerca de mil modelos por mês antes de lançar o aparelho nos EUA, em 2010.

A empresa ainda falou sobre seus planos futuros para TVs baseadas no processador Cell, como uma TV 3D e um modelo 4K x 2K que converteria 1080p para 3840×2160. Sensacional. Queremos mais.

[Toshiba via Impress AV Watch]