_Tecnologia

Começam os blecautes em protesto contra SOPA; MPAA diz que isto é “abuso de poder”

Hoje, grandes sites como a Wikipédia em inglês e o Reddit fazem um “blecaute” em protesto à SOPA, projeto de lei antipirataria nos EUA, e a MPAA – entidade que reúne os grandes estúdios de cinema – não gostou nem um pouco do comportamento desses “grupos de interesse de empresas de tecnologia”. O posicionamento oficial […]

Hoje, grandes sites como a Wikipédia em inglês e o Reddit fazem um “blecaute” em protesto à SOPA, projeto de lei antipirataria nos EUA, e a MPAA – entidade que reúne os grandes estúdios de cinema – não gostou nem um pouco do comportamento desses “grupos de interesse de empresas de tecnologia”.

O posicionamento oficial (PDF) vem do próprio presidente da MPAA e ex-senador Chris Dodd:

Esta é uma resposta irresponsável e um desserviço às pessoas que dependem deles para informação e que usam seus serviços. Isto é também um abuso de poder, dadas as liberdades que essas empresas têm no mercado hoje. É uma mudança perigosa e preocupante quando as plataformas que servem de entrada para a informação intencionalmente distorcem os fatos para incitar os usuários, com o objetivo de promover seus interesses corporativos.

Mesmo que este seja um posicionamento obrigatório desta organização monolítica, é quase risível como ela pesa a mão nas palavras e nas hipérboles. Como organizações privadas, a Wikipédia e o Reddit têm o direito de exercer a liberdade de expressão assim como todo mundo. E o mais importante é a ironia da MPAA de acusar os sites de inibirem acesso à informação, quando a SOPA é basicamente um projeto de lei favorável à censura.

A Wikipédia em inglês está fechada por hoje, exibindo apenas uma mensagem sobre a SOPA e formas de divulgá-la, mas você pode acessar a Wikipédia em outros idiomas; a versão em inglês continua disponível na versão móvel (en.m.wikipedia.org). O Reddit fará blecaute por 12 horas a partir das 11h (horário de verão de Brasília). Outros sites, como Boing Boing, The Oatmeal e Cyanide and Happiness, também participam do protesto.

A SOPA vem enfraquecendo cada vez mais desde que foi proposta, recebendo críticas de gigantes como Google e Facebook, de desenvolvedores de games e até mesmo da Casa Branca. Mas ela não morreu: as audiências para a SOPA recomeçam em fevereiro. [MPAA (PDF) via The Next Web]

Sair da versão mobile