_Jogos

Uma versão em miniatura do Commodore 64 será lançada no ano que vem

Ao contrário da maioria dos meus amigos, o meu primeiro videogame não foi um Nintendinho. Foi um Commodore 64, que os meus pais compraram como o nosso primeiro computador doméstico. Ele conseguia fazer algumas coisas úteis, mas no final das contas servia para jogar videogame. Então, embora eu goste bastante da ideia do SNES Classic […]

Ao contrário da maioria dos meus amigos, o meu primeiro videogame não foi um Nintendinho. Foi um Commodore 64, que os meus pais compraram como o nosso primeiro computador doméstico. Ele conseguia fazer algumas coisas úteis, mas no final das contas servia para jogar videogame. Então, embora eu goste bastante da ideia do SNES Classic Edition, esta miniatura do Commodore 64 realmente me dá uma sensação nostálgica.

• [Review] SNES Classic é a melhor maneira de reviver a era de ouro da Nintendo
• Nintendo aumenta a produção do SNES Classic, que chega ao Brasil por R$ 999

Assim como a versão em miniatura do NES e SNES, o C64 Mini é uma versão encolhida que se conecta com as TVs atuais por meio de um cabo HDMI. Com alguns filtros ele consegue oferecer uma imagem um pouco melhor do que a de antigamente mas que ainda imitam aquela aparência das antigas TVs de tubo.

Encontrar jogos ótimos (ou apenas bons) para o Commodore 64 sempre foi uma questão de tentativa e erro, já que muitos dos títulos eram apenas cópias terríveis ou versões mal reprogramadas de jogos de outros sistemas. No entanto, os desenvolvedores do C64 Mini afirmam ter conseguido reunir 64 títulos para o novo console, incluindo alguns clássicos como o California Games e Chip’s Challenge, que imediatamente chamaram a minha atenção. Não tem Super Mario World ou F-Zero, mas os outros são suficientes para as lembranças divertidas e frustradas de minha infância.

O C64 Mini custará US$ 70 e virá com apenas um joystick, mas será possível conectar mais um controle utilizando uma das duas portas USB do console. Dá para conectar um teclado QWERTY, também. Por que você faria isso? Assim como o Commodore 64 original, o C64 Mini funciona como um computador normal e ainda roda BASIC, o que permite que você escreva e salve seus próprios programas e jogos sem a necessidade de um disco ou drive cassette.

Quando o C64 Mini estará disponível? Uma data de lançamento não foi especificada, mas o site oficial sugere que será no começo de 2018. Os criadores do console, Retro Games Ltd., parecem ser as mesmas pessoas por trás do clone do Commodore 64 que surgiu no site de financiamento coletivo Indiegogo há alguns anos. A iniciativa, chamada de THE64, não foi enviada para os apoiadores ainda, apesar da promessa de entrega da época: dezembro de 2016. Nada nesse projeto parece indicar que ele será enviado antes do C64 Mini.

Entrei em contato com os criadores do C64 Mini para comentários e esclarecimentos e atualizarei a publicação quando obtiver retorno. Até lá, espero que você consiga comprar um SNES Classic Edition para saciar essas vontades por consoles retrô.

Esta é a lista completa dos jogos que virá com o console:

AlleyKat
Anarchy
Armalyte: Competition Edition
Avenger, Battle Valley
Bounder, California Games
Chip’s Challenge
Confuzion
Cosmic Causeway: Trailblazer II
Creatures
Cyberdyne Warrior
Cybernoid II: The Revenge
Cybernoid: The Fighting Machine
Deflektor
Everyone’s A Wally
Firelord
Gribbly’s Day Out
Hawkeye
Heartland
Herobotix
Highway Encounter
Hunter’s Moon
Hysteria
Impossible Mission
Impossible Mission II
Insects In Space
Mega-Apocalypse
Mission A.D
Monty Mole
Monty on the Run
Nebulus
Netherworld
Nobby the Aardvark
Nodes Of Yesod
Paradroid
Pitstop II
Rana Rama
Robin Of The Wood
Rubicon
Skate Crazy
Skool Daze
Slayer
Snare
Speedball
Speedball II: Brutal Deluxe
Spindizzy
Star Paws
Steel
Stormlord
Street Sports Baseball
Summer Games II
Super Cycle
Temple of Apshai Trilogy
The Arc Of Yesod
Thing Bounces Back
Thing on a Spring
Trailblazer
Uchi Mata
Uridium
Who Dares Wins II
Winter Games
World Games
Zynaps

[The C64 Mini via SlashGear]

Sair da versão mobile