_Eletrônicos

Como a Nokia está tornando o Windows Phone ainda melhor

O site Pocket-Lint conseguiu uma entrevista exclusiva com Marco Argenti, vice-presidente sênior da Nokia na área de Desenvolvedores e Venda de Apps. E ele tem muito a dizer sobre o aparelho mais esperado da Nokia: o Sea Ray, codinome do primeiro smartphone da finlandesa com Windows Phone. O que a Nokia está preparando? Primeiro, nós […]

O site Pocket-Lint conseguiu uma entrevista exclusiva com Marco Argenti, vice-presidente sênior da Nokia na área de Desenvolvedores e Venda de Apps. E ele tem muito a dizer sobre o aparelho mais esperado da Nokia: o Sea Ray, codinome do primeiro smartphone da finlandesa com Windows Phone. O que a Nokia está preparando?

Primeiro, nós veremos os Ovi Mapas exclusivamente no Windows Phone da Nokia. Segundo o Pocket-Lint:

[A] experiência será parecida com o que os usuários do Ovi Maps têm agora, com grande foco em descoberta de locais, mapas 3D, e em obter o que você precisa direto do sistema operacional. O Bing Maps ficará em segundo plano nos aparelhos da finlandesa.

Isso já era esperado. O que não era esperado é que a Nokia está fazendo apps para Windows Phone que rodarão em qualquer aparelho com o sistema – seja ele da Smasung, LG ou HTC. “Todo app da Nokia estará disponível em todo aparelho”, diz Argenti. Exceto o Mapas, é claro!

Falando em apps, a Nokia está correndo atrás de desenvolvedores: Argenti diz que empresas que oferecem bons apps para Symbian estão recebendo estímulo para criarem apps para WP7 também. O Windows Marketplace for Mobile está crescendo rápido, recebendo mais de 1.000 apps novos toda semana, mas a ajuda da Nokia pode ajudar a acelerar isto.

Correm boatos de que o Windows Phone da Nokia não terá botões físicos. Será verdade? Argenti não confirma nem nega, mas diz que o Nokia N9 mostra as ideias e funções nas quais a empresa está trabalhando. Então quem sabe vejamos o sistema de “swipes” do N9 no Windows Phone, por exemplo.

Argenti cita outras novidades, como permitir pagamento de apps na conta de telefone, além de pagar via cartão de crédito. A Nokia havia prometido isso na Ovi Store brasileira: por enquanto não é possível pagar através da conta, mas quem sabe vejamos a novidade quando o primeiro Microkia for lançado, até o final do ano. Você confere mais detalhes da entrevista aqui: [Pocket-Lint]

Sair da versão mobile