_Cultura

Como a pirataria não foi um problema para Os Vingadores

O filme Os Vingadores é um sucesso nos torrents: apesar de estar disponível apenas em versão CAM (gravado na sala de cinema) ele ficou em terceiro lugar no ranking semanal do Torrentfreak. Mesmo assim, ele é um sucesso incontestável de bilheteria: já ultrapassou a marca dos US$700 milhões ao redor do mundo, e teve a […]

O filme Os Vingadores é um sucesso nos torrents: apesar de estar disponível apenas em versão CAM (gravado na sala de cinema) ele ficou em terceiro lugar no ranking semanal do Torrentfreak. Mesmo assim, ele é um sucesso incontestável de bilheteria: já ultrapassou a marca dos US$700 milhões ao redor do mundo, e teve a maior estreia da história nos EUA. Quer dizer que pirataria não é um problema para o cinema? Calma lá.

Os Vingadores foi lançado em vários países uma semana antes que nos EUA, e isto pode ter ajudado a reduzir a pirataria. “O fato do filme ter sido lançado ANTES fora dos EUA pode ter inibido o download em mercados onde os espectadores estão acostumados a esperar semanas ou até meses pelas grandes estreias”, aponta O Globo.

É o mesmo que aponta um estudo recente. Segundo o TorrentFreak:

Um estudo recente mostrou que a bilheteria nos EUA não está sofrendo com a pirataria de filmes, mas há um efeito prejudicial nos números da bilheteria internacional. Os pesquisadores atribuem este impacto à demora no lançamento em outros lugares, o que às vezes resulta em uma cópia com qualidade de DVD disponível em sites de pirataria enquanto o filme ainda está passando nos cinemas.

Além disso, a experiência do filme pirateado não se compara a ir ao cinema: por enquanto, Os Vingadores só está disponível em versão CAM, filmado direto na sala de cinema – apesar dos esforços da Disney e Marvel. Isso nem se compara a uma versão pirata de DVD ou Blu-ray – caso dos filmes à frente de Avengers no ranking semanal do TorrentFreak. Quer dizer, mesmo quem baixou a versão CAM pode ter ido ao cinema – “um download não é igual a uma venda de ingresso perdida”, lembra O Globo.

Quando sair um DVDRip do filme nos torrents, aí veremos o impacto. Como lembra o TorrentFreak, “estas cópias de alta qualidade são mais prováveis a ‘competir’ com as salas de cinema… isto é ainda mais verdadeiro para o mercado de DVDs e vídeo sob demanda”.

O problema da pirataria para os grandes estúdios parece estar bastante concentrado fora dos EUA. Os americanos, mesmo tendo que esperar uma semana para ver Os Vingadores, foram apenas 20% dos que baixaram a versão CAM. Então a estratégia de lançar filmes sem demora ao redor do mundo – ou seja, ser mais rápido que os piratas – faz todo o sentido.

Claro, a estratégia de lançar um filme ótimo também ajuda, e muito. [TorrentFreak via O Globo]

Sair da versão mobile