Os QR codes, códigos de barra bidimensionais, ainda não ganharam muita relevância no Brasil, e lá fora suas aplicações têm sido questionáveis. Mas a Wikipédia e seu serviço QRpedia querem mudar isso.

A Wikipédia lançou um sistema de QR code que extrai as informações de idioma do seu celular e trazem um verbete da Wikipédia no seu idioma. Você escaneia o QR code, que abre um link para a Wikipédia, e ela abre o verbete no idioma do seu celular. Se você usa seu celular em português, mesmo visitando um museu na Alemanha o QR code lhe trará o verbete em português. Se você for de outro país da América Latina, o verbete estaria em espanhol (se você usa o celular neste idioma).



Os museus vão adorar este sistema, já que ele fornece uma experiência multicultural para seus visitantes sem custo adicional. O museu só precisa fornecer um só QR code na sinalização, e o restante do processamento é a Wikipedia que cuida. Vários museus, como o Children’s Museum de Indianápolis  (EUA) e o Derby Museum na Inglaterra, já usam com sucesso este sistema. [Wikimedia]