ATUALIZAÇÃO: Deu certo a segunda tentativa de lançamento realizada neste sábado (30) e você pode acompanhar os detalhes aqui. O texto abaixo não foi alterado, pois conta com o contexto da missão.

O mau tempo impediu que a SpaceX realizasse o seu primeiro lançamento de astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A companhia e a agência especial irão tentar novamente neste sábado (30) o lançamento da cápsula Crew Dragon – e você pode assistir tudo ao vivo.

Os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley vão novamente se vestir com seus trajes espaciais chiques feitos pela SpaceX na expectativa de chegarem à baixa órbita da Terra.

O lançamento do foguete Falcon 9 da Space, com sua cápsula Crew Dragon, está programada para acontecer às 16h22 (horário de Brasília). Você pode assistir tudo ao vivo por meio da NASA TV – a cobertura está rolando desde o meio-dia deste sábado.

Toda a atenção estará voltada ao Complexo de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, já que um lançamento bem-sucedido marcará a primeira vez em que a SpaceX fará o lançamento de um humano para o espaço – algo inédito para uma empresa privada. Além disso, essa será a primeira vez em anos que astronautas da NASA são lançados a partir do solo dos EUA.

A primeira tentativa de lançamento aconteceu na última quarta-feira, mas foi interrompida devido às condições climáticas desfavoráveis.

“Simplesmente havia muita eletricidade na atmosfera”, explicou o administrador da NASA, Jim Bridenstine, em uma coletiva de imprensa que aconteceu após o evento ser adiado. “Não havia uma tempestade de relâmpagos ou ano assim, mas havia uma preocupação de que se fizéssemos o lançamento, ele poderia desencadear os relâmpagos.”

Como relata a NASA, tanto o foguete Falcon 9 quanto a cápsula Crew Dragon “permanecem em boa forma e estão prontos para o lançamento na plataforma”. Como aconteceu na quarta-feira, o único obstáculo restante é o clima, e mais uma vez ele não parece dar muitas tréguas. Na sexta-feira (29), a Força Aérea dos EUA atribuiu 50% de chances de condições meteorológicas favoráveis para o lançamento de hoje. As preocupações específicas com o tempo estão relacionadas com o potencial de chuva e o acúmulo nuvens cumulonimbus.

Behnken e Hurley dentro da cápsula Crew DragonBehnken e Hurley dentro da cápsula Crew Dragon na última quarta-feira (27), antes do adiamento. Imagem: SpaceX

Se o lançamento de hoje for cancelado, a NASA e SpaceX farão uma nova tentativa no domingo, às 16h (horários de Brasília). Infelizmente, a previsão do tempo para amanhã também não é fantástica – com a Força Aérea dos EUA indicando 40% de chances de uma condição favorável ao lançamento.

Behnken e Hurley já estiveram no espaço e devem atracar na Estação Espacial Internacional no domingo às 11:29h (horário de Brasília), se o lançamento acontecer hoje.

Quando estiverem na ISS, a dupla se juntará ao astronauta da NASA Chris Cassidy e aos cosmonautas Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner. Nenhuma data foi marcada para o retorno da cápsula Crew Dragon, mas a nave pode ficar ancorada por mais de 100 dias.