Saudades da eleição de 1989, aquela eleição moleque, de raiz, onde esperávamos 5 dias até os votos do Amazonas serem computados e tínhamos que ligar no Jornal Nacional e torcer para que ele falasse do nosso Estado? Eu também não. Nestas eleições poderemos acompanhar em tempo real a apuração dos votos mesmo longe da TV, torcendo para o candidato ou candidata e ficando um pouco mais envergonhados com cada voto dado ao palhaço (em alguns casos, literalmente) da região. Como:

Se você quer acompanhar pelo PC, vá ao site do TSE e baixe o Divulga2010 o mesmo programinha usado pelos órgãos de imprensa que traz resultados das eleições em todos os níveis e em todos os estados detalhadamente. O programa está dando um monte de paus para várias pessoas. Prefira a versão da Web, que está incrivelmente rápida: http://divulgacao.tse.gov.br/



No celular, o único app de eleições do Android foi feito pelo O Globo, e é basicamente um feed de notícias, mas bem organizadinho (mais informações aqui. Busque por "eleições" no Market).

Para iPhone há algumas opções, mas a melhor é provavelmente o Apuração 2010, feito pelo pessoal da Parsec Digital, que é focado na contagem de votos mesmo e tem um visual bem bacana. A versão para iPad aproveita bem o espaço da tela para mostrar todo tipo de dados e, se você tiver a tábua, vale dar uma olhada. UPDATE: Como bem lembraram aí nos comentários, há também o iDivulga, que é ainda mais completo. Dá para você customizar as telas e acompanhar os pleitos em todos os níveis, como deputados federais e estaduais de diversos estados:

 

(Apuração 2010 à esquerda e iDivulga à direita)

E, neste post, fugindo da regra, vocês podem discutir política aí embaixo, mantendo o respeito aos eleitores de qualquer candidato. Vocês estão satisfeitos com os seus votos?