_Tecnologia

Como ajustar o Android para situações de emergência

Confira cinco funcionalidades que estão presentes no seu sistema Android e são úteis em situações emergenciais

Imagem: Sam Rutherford/Gizmodo

Imagem: Sam Rutherford/Gizmodo

O Android é o sistema operacional de smartphones mais utilizado no mundo, mas mesmo com tantos usuários, alguns recursos não são muito conhecidos e alguns podem ser úteis no dia a dia.

Confira a seguir cinco funcionalidades para situações emergenciais que estão no seu sistema Android:

Bateria

Alguns smartphones interrompem o funcionamento de alguns aplicativos em segundo plano para economizar energia, e isso pode acabar fazendo o usuário perder notificações com possam ser importantes. O recurso é chamado de otimização de bateria e pode variar bastante a depender da marca do aparelho.

Caso queira desativar a otimização em algum aplicativo que considere importante vá até as configurações da sua bateria, selecione os aplicativos que deseja que não sejam otimizados e desative a otimização.

Localizar dispositivo

Talvez você não saiba, mas o Android tem um recurso feito para localizar dispositivos perdidos. O “Encontrar meu dispositivo”, normalmente, não precisa ser configurado pois já vem ativado de fábrica, mas se você desejar conferir se eles está funcionando no seu smartphone, acesse Configurações, Segurança, Localizar meu dispositivo e verifique se o recurso está ligado.

Quando ativado o recurso faz com que o aparelho emita um som, e isso acontece mesmo que o smartphone esteja no modo silencioso.

Configurações de compartilhamento de internet

Um recurso muito interessante que já existe há um certo tempo nos smartphones é a possibilidade de compartilhamento de rede móvel de internet. Isso é muito útil para quando um amigo precisa, mas está sem conexão.

Normalmente, o recurso vem com um nome e senha aleatória de fábrica e isso pode dificultar na hora de passar as credenciais de acesso para outra pessoa. Felizmente, tanto a identificação da rede quanto a senha para acessar o sinal de internet podem ser modificadas nas configurações do dispositivo.

Cópia de segurança

É muito importante ter uma cópia de segurança de seus arquivos para evitar a perda de algo importante em caso de algum problema ou quando for trocar de smartphone. Por isso, certifique-se de que o backup está ativado. Vá em Configurações, Sistema, Backup e clique em Ativar. Com a opção ativada o sistema fará uma cópia diariamente desde que esteja conectado em uma rede Wi-Fi.

Não perturbe

Não tem nada mais insuportável do que acordar o barulho de notificações quando você está tentando descansar de um longo dia. Para fugir das notificações, o usuário pode desligar o aparelho, colocá-lo no modo avião ou utilizar o modo não perturbe.

O modo não perturbe pode ser ativado manualmente quando desejar não receber mais notificações e também pode ser programado para não notificar o usuário durante determinado período de tempo, por exemplo.

Sair da versão mobile