_Tecnologia

Como aparecer lindão na videochamada

Certamente sua tela já travou com você de olhos fechados durante uma reunião remota. Confira boas dicas para isso não acontecer de novo

videochamada

Imagem: Pexels/Reprodução

Na era do home office, reuniões por videoconferência a preocupação com a aparência ganhou força como nunca.

Virou a coisa mais comum estes tipo de situação:

São coisas que só o home office é capaz de proporcionar. Por conta disso, nos últimos dois anos as pessoas passaram a se preocupar mais com a qualidade de áudio e vídeo nas reuniões remotas.

Veja a seguir algumas dicas para você aparecer bem nas videochamadas:

Teste

Caso queira melhorar sua aparência na videochamada pode começar criando o hábito de sempre testar o que sua câmera está captando antes das conferências. Dessa forma você tem uma ideia do que melhorar para sair bem na imagem. Nos testes você saberá como está a iluminação, o posicionamento da câmera e poderá corrigir algumas coisas antes do início.

Iluminação

Busque iluminar seu rosto. Mesmo que não tenha uma luminária ou um ring light, você pode utilizar a luz da tela a seu favor. Pode ajustar o brilho até o nível em que seu rosto esteja bem visível para a câmera. Caso use óculos, um brilho muito forte da tela pode fazer com que as pessoas vejam o reflexo nas suas lentes. Outra alternativa para iluminar o rosto é utilizar a luz da janela no rosto.

Câmera na altura dos olhos

Agora que você já acertou a iluminação, precisa se preocupar com outro aspecto, que é o melhor lugar para a câmera. O melhor posicionamento para a câmera é sem dúvida na altura dos olhos, porque não passa a sensação de olhar de baixo ou de cima. Se a câmera estiver no seu monitor, utilize alguns objetos como apoio até que ela esteja bem alinhada aos seus olhos.

Headsets

A última dica não tem relação com a imagem, mas também é muito importante. Além de se preocupar com o vídeo, vale a pena uma atenção especial com o áudio, tanto do que é reproduzido pelo seu computador quanto o que é captado pelo seu microfone. A melhor coisa a se fazer para ter uma boa qualidade no áudio é optar por um headset com microfone, para que você seja ouvido com clareza pelos outros participantes das reuniões.

Sair da versão mobile