No iOS 5, a Apple adicionou gestos especiais para multitarefa no iPad, que permitem usar quatro ou cinco dedos para abrir a gaveta multitarefa (deslize-os para cima), para alternar entre apps (deslize-os para os lados) e voltar à tela inicial (junte-os em movimento de pinça). Eles também adicionaram espelhamento (mirroring) da sua tela do iPad em uma Apple TV. Ambas as funções são ótimas, mas por algum motivo (*cof* obsolescência programada *cof*) a Apple decidiu que elas ficariam melhor no iPad 2. Eis como ativá-las no seu iPad de primeira geração, sem jailbreak.

O iPad 1 com iOS 5 e jailbreak tem a opção de ativar gestos e mirroring, mas por enquanto o jailbreak do iOS 5 é “tethered”: ou seja, para reiniciar o iPad você precisa plugá-lo no computador e rodar o jailbreak de novo. Se fazer jailbreak tethered não valer a pena para você – ou se você quiser evitar o jailbreak – use este método para ativar gestos multitarefa e espelhamento no seu iPad de primeira geração.

Atenção: o espelhamento (mirroring) via AirPlay não é sem fio – você precisa do Adaptador de AV Digital Apple (R$149) e um cabo HDMI. Mas você não precisa de uma Apple TV – basta conectar o cabo HDMI direto na TV – e os gestos multitarefa são de graça.

Do que você precisa

Para este método, você precisa de um iPad de primeira geração e um Mac. (Para quem usa Windows, há um método no final do post, que serve apenas para iOS 4.3.)

O método para Mac

Este hack vem do usuário d.B. do fórum ModMyi, que modificou a ferramenta de jailbreak Redsn0w para fazer somente uma coisa: ativar gestos multitarefa e espelhamento. Apesar do que o app diz, não há jailbreak: o Redsn0w só ajusta algumas configurações do seu iPad para ativar as duas funções. Você pode seguir as instruções no vídeo acima (em inglês), ou no texto abaixo:

1. Baixe a versão modificada do Redsn0w aqui.

2. Descompacte o arquivo e rode o Redsn0w.

3. Siga as instruções do Redsn0w. Se você já fez jailbreak do iPad ou iPhone, isto é bem básico. Você precisa plugar seu aparelho ligado, desligá-lo e colocá-lo em modo DFU, que o Redsn0w explica como fazer. Aí é só deixar o programa fazer sua mágica.

Você terá algumas caixas de seleção a marcar. Segundo o usuário do ModMyi, você pode marcar as opções que você quiser, porque isso não afeta o processo. Mas como eu achei meio estranho, eu desmarquei a opção “Install Cydia box” e marquei a opção “Enable multitask gestures”. (Está lá no vídeo.)

O processo leva alguns minutos e seu iPad reinicia algumas vezes. Seja paciente, e quando o Redsn0w terminar, seu iPad vai reiniciar. Destrave sua tela, vá em Ajustes > Geral, e agora você tem a opção de gestos multitarefa no seu dispositivo. Conecte-o à sua TV via HDMI e você terá o espelhamento também.

O método para Windows

Eu não usei este método, mas o CopyBot criou um guia de um processo para Windows mais complicado que pode funcionar para você. Ele serve apenas para iOS 4.3 ou 4.3.1, então se você quiser estas funções no iOS 5, melhor esperar pelo jailbreak untethered.

***

Quando você experimentar os gestos no iPad, não vai mais saber viver sem eles. E o espelhamento é um bônus legal a mais. Boa sorte!