O Facebook vem testando um novo visual desde março, mas agora ele já está disponível para todos. Acontece que o novo design não está ativo por padrão na maioria das contas – é preciso optar por entrar na nova versão.

Para acessar, é bem fácil:

  1. Procure uma seta apontada para baixo na parte superior direita da página;
  2. Clique na seta e escolha “Mudar para o novo Facebook”.

Menu para acessar o novo design do Facebook

Note que, dependendo do seu navegador, essa opção pode não aparecer. Eu uso o Safari e não consegui encontrar o botão, mas quando loguei na minha conta pelo Chrome estava lá. A rede social exibiu um aviso no navegador da Apple dizendo que o “novo Facebook estará disponível em breve neste navegador”.

O novo visual parece dar muito mais ênfase aos menus laterais do que o conteúdo do feed em si, o que é bastante contraditório. Isso acontece pelo fato de os ícones e tamanho do texto dos itens laterais estarem bem maiores do que o centro da página. Vai saber o que os engenheiros do Facebook estavam pensando.

Acessando o modo escuro

Menu para alternar para o modo escuro

Uma das novidades mais esperadas desse novo visual é a possibilidade de alternar para um modo escuro. Após a primeira ativação, um menu perguntará qual versão você prefere, mas é possível alternar rapidamente acessando o mesmo menu no ícone da seta para baixo, localizada na parte superior direita da página.

Nesse mesmo menu, você pode optar por voltar ao design antigo, caso não tenha gostado das novidades.