Após um número crescente de relatos de usuários da Nintendo alegando que suas contas foram invadidas, a empresa confirmou que cerca de 160 mil podem ser tido acessadas, expondo informações de identificação pessoal deste jogadores.

Em um comunicado, publicado no site de suporte em japonês, a Nintendo informou nesta sexta-feira (24) que agora está impedindo que os usuários acessem suas contas com iDs da Nintendo Network depois de saber que as credenciais foram “obtidas ilegalmente por outros meios que não nosso serviço”. Anteriormente, os usuários haviam relatado que suas contas tinham sido usadas para comprar itens de lojas, incluindo a moeda do jogo para Fortnite.

Para contextualizar, os NNIDs eram usados para Nintendo 3DS e Wii U e são diferentes das contas Nintendo.

Segundo a Nintendo, as informações que podem ter sido expostas no vazamento incluem nome de usuário, sexo, data de nascimento, local e endereço de e-mail. Apesar de as contas terem sido usada para fazer compras, a Nintendo afirmou que nenhuma informação de cartão de crédito armazenada em arquivo poderia ser visualizada.

A Nintendo informou que tomou conhecimento do problemas no início de abril. A Nintendo informou que está notificando os usuários afetados por e-mail e que já começou a redefinir os NNIDs.

Os usuários que usam a mesma senha para suas contas NNID e Nintendo estão recebendo solicitações para alterar suas senhas e habilitar autenticação de dois fatores para impedir que pessoas mal-intencionadas acessem qualquer informação de pagamento armazenada em arquivo.

A Nintendo não retornou imediatamente um pedido de comentário. No entanto, em uma versão traduzida de seu aviso em seu site de suporte em japonês, a empresa afirmou que “fará mais esforços para fortalecer e garantir a segurança para que eventos semelhantes não ocorram”.

É uma boa ideia usar o 2FA (autenticação em dois fatores) em qualquer lugar em que ela esteja disponível — e sim, isso também significa para suas credenciais de jogos.

Como ativar a autenticação em dois fatores em sua conta Nintendo

Para fazer isso, acesse a página da sua conta de usuário Nintendo, clique em Configurações de login e segurança e selecione Configurações de verificação em dois fatores na parte inferior da página. A partir daí, a Nintendo enviará um código de verificação e fornecerá instruções para o uso do Google Authenticator, além de links para acessar o aplicativo, se você ainda não o tiver.

E, pelo amor de Deus, use um gerenciador de senhas e uma senha forte e exclusiva para cada uma de suas contas. Não fazer isso só vai causar problemas para você no longo prazo.