_Ciência

Como calcular o valor de pi usando uma espingarda

Todos conhecemos o pi, ou ao menos seus três primeiros dígitos. Se, por algum motivo, você esqueceu quais são eles também, eis boas notícias. Tudo o que você precisa para recuperar o conhecimento é um pouco de papel alumínio, engenhosidade e uma espingarda. Calcular o pi com uma espingarda está longe de ser eficiente, mas […]

Todos conhecemos o pi, ou ao menos seus três primeiros dígitos. Se, por algum motivo, você esqueceu quais são eles também, eis boas notícias. Tudo o que você precisa para recuperar o conhecimento é um pouco de papel alumínio, engenhosidade e uma espingarda.

Calcular o pi com uma espingarda está longe de ser eficiente, mas no que o método perde em praticidade, ganha em grandiosidade. A dupla Vincent Dumoulin e Félix Thouin, da Universidade de Montreal, no Canadá, provou o método – infelizmente, sem um vídeo para mostrá-lo.

A ideia é simples: pegue uma folha de papel alumínio e desenhe um quarto de um círculo nela, com o arco indo de canto a canto. Em seguida, dispare uma espingarda Mossberg 500 a cerca de 20 metros de distância. Repita. Repita 200 vezes. Após a carnificina, conte o número de buracos dentro do quarto de círculo e compare-o com o número de furos fora dele. Multiplique por 4 e você tem pi. Ou ao menos algo bem próximo a ele. Dumoulin e Thouin chegaram a 3,131, um desvio de 0,33% do valor real do pi.

Por mais divertido que pareça, a parte da espingarda é apenas um toque extra. Esse tipo de cálculo é chamado o método de Monte Carlo, e pode ser executado de forma muito mais chata ao espalhar grãos de areia no chão. A desculpa de Dumoulin e Thoin para o uso da espingarda é que no mundo pós-apocalíptico será mais fácil achar 200 balas de espingarda do que um pouco de areia. A ciência deles está correta, mas um pouco exagerada. [The Physics arXiv Blog]

Sair da versão mobile