O passo a passo para você criar o seu próprio game

Todo aficionado por game já ponderou como seria criar o seu. A mecânica, a narrativa, as estratégias e o gameplay. Controle total da criação, da gestão e do desenvolvimento de um mundo cheio de ideias e interativo. Mas toda ideia megalomaníaca – mesmo que seu jogo seja simples – requer bastante planejamento, sistema de metas […]
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Todo aficionado por game já ponderou como seria criar o seu. A mecânica, a narrativa, as estratégias e o gameplay. Controle total da criação, da gestão e do desenvolvimento de um mundo cheio de ideias e interativo. Mas toda ideia megalomaníaca – mesmo que seu jogo seja simples – requer bastante planejamento, sistema de metas e pés no chão. 

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Existem alguns passos que você precisa mapear primeiro antes de começar a botar a mão na massa, de um jeito que não te complique fazer uma mudança de curso com o barco já na água. São as diretrizes do jogo, os fundamentos inalteráveis dele, que vão te ajudar a poli-lo sempre com um norte, com uma identidade e um direcionamento.

Primeiro de tudo, defina uma mecânica

Essa é a parte que você define as regras de jogabilidade. Como o jogo irá funcionar. É como você vai fazer com que um jogador não queira sair do seu game. Toda mecânica bem projetada é aquela que prende o player no controle, seja pela facilidade de atirar, pela agilidade de andar, pular, correr, pelos poderes que você pode utilizar, se seu objetivo é ultrapassar obstáculos, escapar de inimigos ou vencer um chefão ao término de cada fase.

Mas para definir todas essas regrinhas do jogo, você primeiro tem que definir uma categoria para ele. Seu jogo será de ação? De aventura? Estratégia? RPG, esporte, simulação? Definido o gênero, você vai para a parte mais prática, como sua física, quantas fases ele terá, qual seu objetivo em cada fase, se ele será online ou offline, single ou multiplayer.

Regras estabelecidas, defina uma narrativa

Assim como um livro ou um filme, um jogo de sucesso tem uma boa história por trás dele. É aí que entra mais um importante elemento de game design: a narrativa.

Na narrativa você precisa caracterizar os detalhes do enredo. Personagem principal, vilão, os personagens secundários, o cenário onde o jogo passa, em que tempo ele passa. Para criar seu primeiro jogo, não é obrigatório fazer uma história mirabolante, você pode apenas definir o básico de uma narrativa coesa para que o jogador entenda o objetivo daquilo que ele esteja fazendo.

O próximo passo é tecnologia do jogo

O jogo será 2D ou 3D? Qual linguagem de programação será usada? Quais plataformas seus jogos irão rodar? Você pode optar por programá-lo ou pode usar ferramentas de desenvolvimento que não precisam de tanto conhecimento em programação.

As linguagens de programação mais usadas são: Javascript, C#, C++, Java e Python. Com elas você pode criar qualquer jogo, seja Mobile, PC ou videogame. Já as principais game engines do mercado para criar um jogo são: Unity, RPG Maker, Unreal, KODU Game Lab, CryENGINE, 001 Game Creator, Godot engine, XNA Game Studio Express, Game Maker, Construct2 e Roblox.

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A Udemy

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