Como cuidar da saúde depois das sequelas de Covid-19?

Não sentir cheiro e gosto, ficar mais cansado, ter menos concentração... há várias sequelas para quem pegou Covid-19. Mas o que você pode fazer para minimizar esses efeitos?

Há pouco mais de um ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarava pandemia de Covid-19. Atualmente, o mundo todo já contabiliza mais de 121 milhões de casos, com 2,68 milhões de mortes e 68,8 milhões de recuperados. O surgimento das vacinas trouxe um pouco de alívio e esperança, mas ainda estamos longe de poder comemorar. Afinal, até mesmo o termo “recuperados” tem levantado cada vez mais questionamentos à medida que os relatos e estudos vêm mostrando que o vírus não causa estrago apenas durante a fase aguda da doença, como também pode deixar os mais variados tipos de sequelas em suas vítimas.

Dores de cabeça, cansaço, confusão e dificuldade respiração são apenas algumas das sequelas em quem pega Covid-19. O que fazer para tratar os efeitos deletérios depois da infecção? Há algumas pistas, mas sem respostas concretas — já que os estudos sobre o tema ainda são iniciais. Ainda assim, os médicos alertam que as sequelas não devem ser ignoradas.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas