Quando você faz jailbreak no seu dispositivo da Apple você pode mudar praticamente qualquer coisa. Um dos ajustes mais notáveis vem de uma extensão que normalmente passa batida chamada Activator, que permite que você escolha a funcionalidade de seus botões e gestos multitoque para fazer o que quiser. David Graff, jailbreaker de longa data, acha que isso é essencial e explica como você pode configurá-lo no seu dispositivo.

Existem alguns apps e ajustes que devem ser instalados automaticamente quando alguém faz jailbreak em seu iDispositivo. Activator é um deles. Feito por Ryan Petrich (@rpetrich), este ajuste permite mudar a função de todos os botões, e algumas outras coisas no seu dispositivo. Por exemplo: o iPhone de primeira geração da minha esposa recentemente caiu , o que acabou quebrando o botão sleep e de volume. Mas não foi um grande problema, eu simplesmente configurei o evento “Botão Home – apertar levemente” alterar a campainha (através do SBSettings) e “deslizar a barra de status para esquerda” para travar o dispositivo. Se eu tivesse deixado o iPhone como o Steve Jobs gostaria, nós estaríamos comprando um novo celular e vendendo um iPhone versão peso de papel no Ebay.

Usar o Activator é muito fácil. Depois de instalado ele fica no app Settings s do seu iPhone em uma nova categoria chamada Extensions. Se você quiser mudar um evento para todo o sistema, aperte em Anywhere (imagem à esquerda). Se não, um evento pode ser feito para funcionar normalmente em qualquer lugar, mas com funções diferentes quando um app estiver em foco, ou quando estiver na tela de travamento ou na tela inicial. O benefício para especificar qual cenário o evento vai funcionar é, por exemplo, programar para que um clique longo no botão sleep comece a tocar música quando estiver na tela de travamento (mesmo que a tela esteja desligada), mas que o mesmo comando acione os controles de que música está tocando em qualquer outra tela.

Mas espere, ainda tem mais! Menus, uma função adicionada recentemente, permite ter um menu popup em cima de qualquer coisa que esteja sendo usada com uma lista de ações definidas pelo usuário. No meu iPad, eu defini a ação Botões de volume – apertar ambos para abrir o menu de ações rápidas. Quando eu abro esse menu, eu posso sair de todos os apps, travar o dispositivo, abrir a barra multitarefa, e até mesmo mudar entre modo avião, wifi e mais com facilidade.

O que realmente torna esse ajuste algo muito bom são os add-os. Muitos dos mais populares ajustas para iOS adotaram o Activator como meio para serem invocados. Music Controls Pro, iRealSMS, SBSettings, Backgrounder – e a lista continua. Há até mesmo ajustes que foram feitos especificamente para o Activator. Brightness Activator permite mudar o brilho setando dois eventos diferentes, um para aumentar e outro para diminuir o brilho. AppQuit Activator permite definir um evento que irá encerrar o app que está sendo usado, o que é útil quando você não quer fechar o app, abrir a barra multitarefa e então encerrá-lo. Ele também permite programar um evento para encerrar todos os apps que estiverem rodando, o que é bacana se você estiver com pouca memória ou por qualquer outro motivo. Add-ons para Activator são lançados com frequência, fazendo um ajuste extremamente útil ainda melhor.

Eu recomendo que qualquer um que ainda não tenha baixado esse app da Cydia faça isso agora, porque vale muito o preço que você não paga por ele. Se você gostar dele tanto quanto eu gostei, o desenvolvedor aceita doações, então dê uma forcinha.