_Eletrônicos

Como deixar seu notebook completamente vazio antes de vender

Aprender como remover todos os seus dados e informações pessoais antes de entregar seu notebook. Procedimento é essencial para evitar problemas futuros

notebook

Imagem: Pixabay/Reprodução

Vender um notebook “antigo” é algo cada vez mais comum. Por isso, saber remover todos os seus dados e informações pessoais antes de entregar seu velho amigo na mão de outra pessoa é essencial para que a venda depois não se transforme em dor de cabeça.

Pensando nisso, o Gizmodo preparou algumas dicas de como deixar seu notebook completamente vazio antes de vender. E tem várias maneiras simples de zerar todos os seus dados da máquina sem perder nada. Confira:

Backup

Um bom jeito de começar é fazendo o backup, que é a parte mais demorada —porém essencial— do processo de limpeza, já que, uma vez restaurado, o usuário não conseguirá mais recuperar outro arquivo do computador.

Para isso existem duas maneiras fáceis. Uma com um sistema externo e uma com um sistema de nuvem.

Uma das opções é através de um HD externo, que vale mais a pena devido ao maior espaço de armazenamento que ele tem, deixando a nuvem para outros tipos de arquivos. Para salvar seus arquivos no HD externo é simples.

1º passo – comece conectando seu HD no notebook, na sequência vá até às configurações do seu PC e clique em “Atualização e Segurança”.

2º passo – depois clique na opção de “backup” e ao abrir uma nova tela, clique novamente em “adicionar uma nova unidade”, ao selecionar a opção, uma nova janela abrirá, basta escolher o HD e iniciar o processo.

Vale ressaltar que essa é uma das opções mais demoradas, pois você pode escolher quais arquivos realmente deseja salvar.

Outra opção mais conhecida, porém limitada devido à quantidade de GB disponível é o Google Drive. Nele é possível fazer backup de tudo, desde foto, vídeo a outros tipo de arquivos.

De forma mais manual, entretanto mais rápida, basta ir na sua galeria de fotos, por exemplo, e selecionar diversas opções de arquivos e levar para o Drive.

Zerando o computador

Após salvar tudo que era importante no seu notebook, o próximo passo é resetar o sistema e limpar seus dados da máquina para entregar ela “limpa”.

Como fazer

1º passo – abra as configurações do seu computador e clique em “atualização e segurança”

2º passo – no menu do seu lado esquerdo, clique em “recuperação”, na sequência clique na opção “redefinir PC” e por último, clique em “Remover tudo”.

3º passo – ao clicar em “Restaurar o PC”, aparecerão as opções de manter arquivos ou remover tudo. Selecione “Remover tudo” e siga as instruções da tela.

O processo pode demorar algumas horas, entretanto, uma vez finalizado, seus arquivos, contas, configurações e aplicativos serão completamente apagados do dispositivo e a versão mais recente disponível do Windows será instalada.

Ao reiniciar o computador, você encontrará um menu de configuração pronto para uso, que pode ser reconfigurado pelo próximo proprietário.

E por falar em armazenamento e Google Drive, caso você já tenha guardado seus arquivos na plataforma e não consegue achar aquele documento importante de jeito nenhum, se liga nesse novo recurso do Google que caça aquele arquivo mal guardado. Confira aqui.

Sair da versão mobile