_Espaço

Como e onde assistir à passagem de Vênus em frente ao Sol hoje

A menos que alguém descubra a fonte da juventude nas próximas décadas, quase ninguém vivo atualmente verá Vênus passar na frente do Sol outra vez depois de hoje. É por isso que basicamente todo mundo está de olho no céu, de Don Pettit e outros astronautas na Estação Espacial Internacional a todos os telescópios da […]

Vênus ao vivo.

A menos que alguém descubra a fonte da juventude nas próximas décadas, quase ninguém vivo atualmente verá Vênus passar na frente do Sol outra vez depois de hoje. É por isso que basicamente todo mundo está de olho no céu, de Don Pettit e outros astronautas na Estação Espacial Internacional a todos os telescópios da Terra. E é por isso que você também devia assistir.

O que é?

O trânsito de Vênus é um dos eventos astronômicos mais raros do nosso sistema solar: nosso planeta-irmã voará em frente ao Sol ao mesmo tempo para que todos nós possamos vê-la da Terra.

Esse tipo de evento ocorre em pares a cada século. A primeira vez neste século aconteceu em 2004. A próxima é hoje. Depois desse, evento semelhante só acontecerá em 2117.

Quando e onde assisti-lo?

Vênus está em rota e chegando bem perto. A passagem durará quase sete horas. Você será capaz de assistir ao show inteiro no oeste do Pacífico, leste da Ásia e leste da Austrália. O resto da Terra terá que se contentar com uma visão parcial.

Esses são os horários locais para assistir ao trânsito:

No Brasil, o evento começa às 19h09, mas daqui, infelizmente, não será possível apreciar o evento.

Como ver com seus próprios olhos

Como assistir via Internet?

Para quem está no Brasil, é a melhor pedida — para não dizer única. Você poderá assistir o espetáculo através de diversos sites:

Aproveite. Não é todo dia (nem todo ano, nem toda década) que Vênus passa em frente ao Sol para delírio e contemplação de pessoinhas no seu planeta vizinho — no caso, nós, da Terra.

 

Sair da versão mobile