_Espaço

Como é por dentro a cápsula SpaceX Dragon, agora acoplada à Estação Espacial Internacional

Na sexta-feira, a NASA e a SpaceX fizeram história quando a cápsula Dragon se acoplou à Estação Espacial Internacional (ISS), marcando o início de um futuro onde empresas privadas poderão explorar o espaço. Um dos astronautas a bordo da ISS compartilhou sua reação à Dragon em seu blog. André Kuipers, físico holandês e astronauta da Agência […]

SpaceX Dragon

Na sexta-feira, a NASA e a SpaceX fizeram história quando a cápsula Dragon se acoplou à Estação Espacial Internacional (ISS), marcando o início de um futuro onde empresas privadas poderão explorar o espaço. Um dos astronautas a bordo da ISS compartilhou sua reação à Dragon em seu blog.

André Kuipers, físico holandês e astronauta da Agência Espacial Europeia, se encontra no momento a bordo da ISS, então ele estava lá quando a cápsula Dragon chegou. Na verdade, ele tirou uma foto do interior da cápsula, que você vê acima. Ele a descreve assim:

Bela. Espaçosa. Moderna. LEDs azuis. Parece um pouco um set de filmagem de ficção científica. Claro que é de Los Angeles.

Ele também comenta em seu blog o que este projeto significa para ele, e para o futuro das viagens espaciais:

Sexta-feira passada foi um dia especial em minha missão. Don e eu acoplamos o cargueiro SpaceX Dragon à Estação Espacial. A Dragon traz novos equipamentos para a equipe. No dia 31 de maio ela vai voltar à Terra com suprimentos de outros e meus. A missão Dragon é o destaque operacional da minha missão. Mas ela também é um marco para o voo espacial internacional. Esta é a primeira vez que uma nave comercial já voou para a ISS e se acoplou à Estação. Pode-se dizer que começou uma nova era dos voos espaciais. Em breve, empresas privadas vão começar a levar pessoas de e para o espaço.

Como este é apenas o primeiro de doze voos que a Dragon deve fazer até a ISS, ele está certo em dizer que uma nova era já começou. [André Kuipers]

Foto por ESA/NASA

Sair da versão mobile