_Curiosidades

Como é viver dentro de uma sub-metralhadora

O Architizer é um blog dedicado ao design arquitetônico do passado, presente e futuro. Eles varrem a Internet em busca das estruturas mais bacanas/esquisitas que atraem pessoas ao seu redor. Hoje eles olham plantas que foram desenhadas de modo a parecer armas clássicas. “Pode-se matar um homem tão facilmente com uma residência quanto com um […]

Planta de uma arma.

O Architizer é um blog dedicado ao design arquitetônico do passado, presente e futuro. Eles varrem a Internet em busca das estruturas mais bacanas/esquisitas que atraem pessoas ao seu redor. Hoje eles olham plantas que foram desenhadas de modo a parecer armas clássicas.

“Pode-se matar um homem tão facilmente com uma residência quanto com um machado!” O artista Baptiste DeBombourg encarou literalmente a famosa frase de Heinrich Zille, apenas atualizando o instrumento da matança de um simples machado para um arsenal de armas automáticas. Intitulado “Tradição de Excelência”, os desenhos feitos à mão de DeBombourg tratam cada uma das armas como a matéria-prima a partir da qual é esculpida uma série de salas e espaços arquitetônicos.

Os desenhos mostram armas famosas, como Famas-F1, AK-47, Colt M1911 e a mini-metralhadora M134D preenchidas por cômodos que se veem em qualquer apartamento. Alguns mais elaborados e espaçosos, outros nem tanto, todos engenhosamente preenchidos por completo.

Os desenhos lembra as plantas de castelos medievais ingleses — conhecidos pela coleta e estudos de Louis Kahn — no qual pequenos espaços são escavados a partir das grossas paredes das fortalezas. Ainda que as “paredes” das armas de Debombourg sejam muito mais finas, elas provam que perfis ecléticos, não platônicos naturalmente conduzem a novos espaços e planejamentos.

Planta de uma arma.
Sair da versão mobile