Como enganar sistemas de reconhecimento facial com maquiagem
Da próxima vez que você vir alguém com uma maquiagem de fazer inveja ao David Bowie, não ria (muito). Ele ou ela pode estar espertamente enganando sistemas de detecção e reconhecimento facial com um visual assimétrico ou maluco.
Geralmente, não é fácil evitar ser detectado por esses sistemas de reconhecimento facial, porque eles usam um algoritmo bastante sólido para identificar rostos:
Baseado no assim chamado método Viola-Jones, o algoritmo examina as relações espaciais de um objeto capturado em uma imagem e procura características geralmente encontradas em rostos. A maioria dos rostos têm uma região escura bem acima dos olhos, enquanto a bochecha e a parte superior do nariz aparecem mais claras. Quando o algoritmo detecta uma quantidade suficiente desses atributos, ele assume que o objeto é um rosto. O método é geralmente considerado como eficaz. Erros são em favor de falsos positivos, tornando difícil que rostos deixem de ser reconhecidos quando não são capturados de lado.
Apesar de o algoritmo ser eficiente, ele pode ser enganado com maquiagem para "alterar os contrastes que a tecnologia [de detecção facial] procura". Adam Harvey, estudante da New York University, descobriu que "padrões escuros aplicados ao redor dos olhos e bochechas" fazem bem este truque ao "confundir a simetra" e ao fazer você parecer um tolo.
A abordagem do Harvey não é infalível, mas mostra que os sistemas de detecção e reconhecimento facial também não são perfeitos. E mostra que o David Bowie devia estar sabendo de algo que a gente não sabia. [The Register]