Final de ano, Natal, comemorações… e presentes! Sucesso garantido para quem recebe, os Smartphones estão no topo da lista de desejos do consumidor, especialmente nesta época do ano. Mas como saber qual é o modelo ideal num mercado com tantas opções?

A primeira dica pode parecer óbvia, mas poucas pessoas se atentam ao tamanho do dispositivo – procure um que seja confortável para as mãos, de usabilidade agradável e fácil de manipular, com teclado que se ajuste aos dedos e cumpra a função de telefone, quase esquecida atualmente por conta da imensa variedade de outras aplicações.

Outro ponto relevante é observar o perfil de quem irá usar o aparelho: sempre conectado? Adora games? Multitarefas? Apaixonado por fotografias? Estas e tantas outras questões tornam a escolha do Smartphone mais assertiva, uma vez que os fabricantes disponibilizam telas sensíveis ao toque, câmeras com diferentes níveis de definição, auto-falantes cada vez mais potentes e, inclusive, acessórios que complementam o aparelho, como lentes e fones de ouvido especiais.

Analisar os aplicativos que o aparelho fornece e a compatibilidade com as instalações posteriores à compra também é importante. A grande maioria de Smartphones já vem com calendário, GPS, sistemas de email e gerenciadores de músicas e imagens, mas você pode desejar mais. Verifique o sistema operacional e confira se as novidades disponíveis se adequam ao modelo escolhido.

Com estas análises feitas, não deixe de pesquisar informações sobre o processador do Smartphone: é este sistema, que atua como coração do aparelho, que viabiliza a utilização de todas as funcionalidades ofertadas. Um bom processador impede o dispositivo de travar quando mais de um aplicativo está sendo usado, apresenta gráficos com melhor definição de imagem e som e prolonga a vida útil da bateria, além de proporcionar uma conexão mais veloz à internet móvel.

Pronto para sair às compras? A excelente notícia é que, com certeza, você irá encontrar um aparelho que caiba nos seus sonhos – ou nos de quem você vai presentear!