Este barco, o Hama Yuri, foi parar a 39 metros de distância da costa durante o tsunami no Japão e sabe-se lá como conseguius e equilibrar em uma casa de dois andares. Dois meses depois, ele finalmente foi retirado de lá e começou a ser desmontado.

A imagem do barco equilibrado após o caos se tornou uma das cenas marcantes do tsunami, e mostrou ao mundo a força da natureza e toda a destruição que ela deixou pelo caminho. Mas ele também teve um signifcado para o Japão. Muitas pessoas pensaram que a embarcação tinha ficado no topo da casa como um símbolo da destruição do tsunami, algo como uma recordação da tragédia que o país está enfrentando. Mas por questões de segurança em relação à casa embaixo do barco, o governo decidiu removê-lo do local.



http://www.youtube.com/watch?v=QcM0nv11NuA&feature=player_embedded

Localizada em Otsuchi, na região de Iwate, os japoneses tiveram que usar dois guindastes e várias roldanas para levantar o barco de 100 toneladas e tirá-lo do topo da casa. É até incrível pensar que aquilo ficou por tanto tempo ali, até percebermos que a reconstrução dos vilarejos construídos começou apenas agora, dois meses depois de todo o caos. [AJW Asahi]