Como estudar e trabalhar na Finlândia, o país mais feliz do mundo
Pelo sétimo ano consecutivo, a Finlândia ficou em primeiro lugar como o país mais feliz do mundo no ranking The World Happiness Report, da ONU, em 2024. E para dividir essa felicidade com pessoas do mundo inteiro, o site de turismo do país, Visit Finland, está lançando uma campanha de viagens gratuitas para Helsinque, em junho.
Para participar, basta publicar um vídeo em inglês em um perfil público respondendo “qual é seu hack de felicidade” e por que você deveria ser escolhido. Além disso, é preciso marcar o perfil @ourfinland, no Instagram, e @visitfinland.com, no TikTok, e usar as hashtags #HelsinkiHappinessHacks e #VisitFinland. Depois, é só preencher o formulário de inscrição no site helsinkihappinesshacks.com. O resultado estará disponível em 2 de maio.
A experiência tem duração de cinco dias e são cobertos os custos de viagem e alojamento. Depois disso, o visitante é livre para continuar a estadia, desde que arque com os próprios gastos. Durante a estadia, o escolhido irá aprender os segredos da felicidade finlandesa, como: “natureza e estilo de vida; alimentação e bem-estar; saúde e equilíbrio; e design e quotidiano.”
https://www.instagram.com/p/C4sNx1XNjP8/?utm_source=ig_embed&ig_rid=6e3faae1-c57c-4235-bef2-fe43ca1bfb0a&img_index=1
Outros intercâmbios para a Finlândia
Além da mais nova promoção do país, há outras formas de se viver a felicidade na Finlândia. Uma delas é através da feira “Study in Europe Fair”. O evento oferece oportunidades de estudo e trabalho para brasileiros para diversos países da Europa. Sua última edição foi em outubro de 2023, em São Paulo, e incluiu orientação de profissionais e opções de financiamento e bolsas para intercambistas.
De acordo com o Study in Finland, são mais de 20 mil estudantes internacionais no país, com mais de 500 programas de bacharelado e mestrado em inglês. Todas as universidades oferecem bolsa para alunos estrangeiros, que você encontra aqui. Para isso, a página ensina também a aplicar para as instituições de ensino do país.
Já para quem quer se mudar a trabalho, o site finlandês Work in Finland oferece vagas para talentos internacionais. É possível consultar as vagas abertas para brasileiros neste link.