_Redes Sociais

Como evitar comunicações indesejadas nas redes sociais

Confira essas dicas para aumentar o controle sobre suas contas em mídias sociais e evitar aquele contato desagradável

Aquela recente inovação tecnológica conhecida como internet tornou a manutenção do contato com a família e amigos mais fácil do que nunca, mas também pode ter trazido alguma atenção indesejada de pessoas com as quais você preferiria não ter contato. Se você quer minimizar as chances de ser contatado do nada, eis o que você pode fazer.

• Como deixar suas contas de redes sociais o mais privadas possível
• Cinco usos do Gmail que vão além de simplesmente mandar um email

Nós vamos apenas cobrir algumas dicas de privacidade simples sem entrar em questões legais, porém, se algo mais sério estiver rolando, existem ferramentas que você pode usar para fazer uma denúncia: veja as instruções de Facebook, Twitter, e Instagram.

Limite quem pode contatar você

As grandes redes sociais vão dar certo grau de controle sobre quem pode contatar você, apesar de algumas terem um controle maior que outras.

As opções de privacidade do Facebook sempre parecem estar em um estado de alteração, mas, no momento, as opções padrão deixam qualquer um mandar uma mensagem no Facebook. Porém, as mensagens enviadas por pessoas que não são seus amigos vão para a pasta “Solicitações de mensagem”, para que você possa escaneá-las sem responder, ou ignorar completamente.

Se você precisa se tornar amigo de alguém por qualquer motivo, mas não quer receber mensagens deles, você pode usar a opção de “Silenciar a conversa…” dentro da conversa no Messenger. Se isso não for o bastante, você pode bloqueá-lo, o que significa que a sua amizade no Facebook é cancelada (se ela estava ativa a princípio), e nenhuma forma de comunicação direta é possível de nenhum dos lados.

As opções não são difíceis de encontrar: você pode bloquear alguém através do menu do Messenger, ou através da página principal do Facebook, apertando no botão de menu (as reticências) na página de perfil de alguém.

No Twitter, você necessariamente precisa seguir alguém antes daquela pessoa poder mandar mensagem direta para você, a não ser que você tenha aberto as DMs para todos. Portanto, você pode simplesmente bloquear as mensagens deixando de seguir essa pessoa. Já com as menções na sua linha do tempo, você pode escondê-las ao silenciar os usuários (aperte no ícone de engrenagem em qualquer página de perfil), ou ir além e bloquear totalmente (de novo no mesmo ícone de engrenagem, ou no menu expandido que aparece em qualquer tweet).

Você pode encontrar uma opção parecida de silenciar e bloquear dentro de uma conversa individual no Instagram (aperte no ícone “i” para encontrar a opção de bloquear). O Instagram permite que qualquer pessoa mande uma mensagem direta, apesar de existir um processo de aprovação parecido com o do Facebook se você não for amigo da pessoa. Se você bloquear alguém, quaisquer menções do seu nome de usuário no comentários daquela pessoa não vão aparecer, e eles não vão conseguir ver suas postagens ou mandar mensagem para você. Você também pode esconder seu stories de alguém através do Configurações de história, no menu Opções no aplicativo.

Limite o que você está compartilhando

Além das fronteiras das suas caixas e mensagens privadas nessas redes, existe também o problema de compartilhar demais. Lembre-se que qualquer um pode ver suas postagens públicas do Twitter, Instagram e Facebook, quer você seja amigo delas ou não – e até mesmo quem não tem uma conta nessas plataformas.

Isso quer dizer que você deve tomar cuidado com o que compartilha e que possa identificar você ou sua localização na vida real. Evite marcar seu local de escritório em postagens públicas do Instagram, por exemplo, ou tweetar a sua rotina de cooper diário se você absolutamente não quer ser abordado por um estranho da internet. Nós não queremos assustá-lo e fazê-lo pensar que as pessoas estão seguindo todos os seus passos nas mídias sociais. Elas provavelmente não estão. Mas é uma boa ideia agir como se estivessem para você estar o mais seguro possível.

Você provavelmente não está postando tantas coisas na sua página pública do Facebook, mas pode checar ao visitar seu perfil no navegador, clicar no três botões na foto do perfil e então escolher Ver como… Já no Twitter e Instagram, a não ser que você queira que a sua conta seja totalmente privada (para amigos aprovados apenas), apenas tenha cuidado com o que você compartilha.

Limite o quão facilmente podem te encontrar

Além das dicas mencionadas acima, você pode limitar a facilidade com a qual outras pessoas podem encontrá-lo nas mídias sociais. Não usar o seu nome verdadeiro é um bom começo, apesar de obviamente poder existir amigos de verdade procurando por você também. Então, você precisa encontrar um equilíbrio entre a facilidade com que podem te encontrar.

Vá para a sua página de configurações do Facebook no navegador e aperte em Privacidade, em Quem pode me procurar?, e então você pode bloquear a opção de as pessoas te encontrarem pelo endereço de e-mail e número de telefone, assim como prevenir que o seu perfil apareça em resultados de busca online.

Existem opções similares no Twitter: no navegador, aperte em Privacidade e segurança, na página de configurações, e desmarque as caixas Permitir que as pessoas me encontrem por endereço de e-mail ou Permitir que me encontrem pelo número do celular. O Instagram não deixa você limitar descobrirem você dessa forma, mas desvincular suas contas de Facebook e Twitter (através do Contas vinculadas em Opções do aplicativo) certamente vai ajudá-lo a sair do radar.

Sair da versão mobile