_Streaming

Como fazer backup de todas as suas músicas, playlists e curtidas do SoundCloud

O SoundCloud passa por maus bocados, com a demissão de funcionários, mudança de CEOs e conversas sobre investimentos de emergência para manter o próprio futuro. E como acontece quando qualquer serviço começa a andar mal das pernas, seus usuários estão preocupados em o que fazer com suas músicas – você talvez tenha o equivalente a […]

O SoundCloud passa por maus bocados, com a demissão de funcionários, mudança de CEOs e conversas sobre investimentos de emergência para manter o próprio futuro. E como acontece quando qualquer serviço começa a andar mal das pernas, seus usuários estão preocupados em o que fazer com suas músicas – você talvez tenha o equivalente a anos de playlists, uploads e podcasts colecionados no site. Explicaremos aqui como transferir todos os seus áudios e dados do site para locais seguros.

A má notícia é que esse processo não é particularmente algo fácil ou intuitivo de se fazer. Diferente do Google, por exemplo, o SoundCloud não possui uma série de ferramentas dedicadas para transferir todo o seu material dos servidores, então, na maioria dos casos, será necessário lidar com serviços de terceiros e add-nos para isso.

Baixando músicas

Não é muito fácil baixar músicas do SoundCloud, até mesmo as suas. Imagem: captura de tela

Só é possível baixar uma música por vez no SoundCloud, e apenas se o dono da trilha permitir isso para o arquivo em questão: clique no botão download embaixo de qualquer onda sonora para salvar a música no seu computador. O mesmo se aplica aos arquivos que você fez upload no site – se você ativou a função para download quando fez upload da música, será possível baixar cada trilha individualmente, do contrário, é melhor rezar para ainda ter os arquivos originais.

Programas de terceiros fazem alguns desses downloads para você, mas saiba que, de acordo com os termos de serviço do SoundCloud, eles não são permitidos, então faça-o apenas se a tua consciência permitir – você com certeza achará que pode usá-los para baixar as próprias músicas, mas fazer download um monte de arquivos protegidos por direitos autorais talvez não seja tão adequado (ou legal).

Será necessário usar apps de terceiros para baixar várias músicas de uma vez. Imagem: captura de tela

O app SoundCloud Downloader é uma opção. Apenas cole a URL da trilha que deseja e um link para baixa-la será criado (existe até uma extensão para o Chrome). Agora, para baixar playlists inteiras de uma só vez, lhe indicamos o SoundTake SoundCloud Downloader – assim como o anterior, cole a URL da playlist desejada e o app lhe retornará com uma série de links para baixar. Este aplicativo parece funcionar melhor que outros que utilizamos.

O site do SoundTake também funciona com perfis e curtidas no SoundCloud, então qualquer URL que você colar ali retornará com uma série de links para download. Se você precisa de uma maneira rápida, fácil e grátis para baixar suas músicas do SoundCloud, essa é uma das melhores opções.

Exportanto curtidas e playlists

O Soundiiz pega todas as suas curtidas e playlists do SoundCloud. Imagem: captura de tela

Assim como os downloads, o SoundCloud não é muito prático na hora de exportar suas curtidas e playlists (em termos de metadata, não os próprios arquivos) – de novo, você precisará do auxilio de plug-ins externos para isso.

Caso queira exportar suas playlists e curtidas para o Spotify, então te indicamos o Soundiiz, que já até ganhou destaque aqui. Ele se conecta a uma série de serviços de streaming de música, que inclui o SoundCloud, Tidal, Spotify, Apple Music, Google Play Music e outros. O serviço básico é grátis, mas ele também oferece funções pagas.

Exportar seus dados do SoundCloud fica rápido e fácil com serviços de terceiros. Imagem: captura de tela

Se conectar com vários serviços de streaming de música é tão simples quanto clicar nos ícones ao lado inferior esquerdo da página principal e logar suas credenciais em cada serviço. Conecte-se a sua conta do SoundCloud para ter acesso as suas playlists, curtidas e a timeline do serviço – e todas essas músicas podem ser transferidas para outros serviços de streaming clicando no botão Convert (mas, obviamente, talvez não seja possível encontrar combinações exatas em todos as plataformas).

A conversão de algumas playlists requer a assinatura de uma conta premium, se você puder pagar U$ 4,50 ao mês pelo serviço (a assinatura anual sai mais em conta) também será possível exportar suas playlist em formato de texto ou XML, além de converter várias trilhas de uma única vez. É também possível combinar playlists. É um investimento válido caso você queira uma forma compreensível de ter todos os seus dados do SoundCloud.

Do contrário, pegue papel e caneta e comece a escrever toda e qualquer música que você já curtiu no site.

Sair da versão mobile