Como fazer uma máscara facial usando uma camiseta, um filtro de café ou uma bandana

Máscaras começaram a ser recomendadas para quem eventualmente precisa sair de casa; órgão norte-americano dá dicas de como fazer máscara caseira.

Máscara de proteção facial. Crédito: Jens Schlueter/Getty Images

Máscara de proteção facial. Crédito: Jens Schlueter/Getty Images

As coisas mudaram. Antes, as máscaras eram recomendadas apenas para quem estivesse doente. No entanto, após um estudo avaliar a eficácia de máscaras e da noção de que pessoas assintomáticas podem transmitir o novo coronavírus, é recomendado que as pessoas usem máscaras em público.

Infelizmente, EPIs (Equipamento de Proteção Individual) estão em falta e as unidades disponíveis são recomendadas para profissionais de saúde. Então, para tentar ajudar quem quer se proteger, o CDC (Centro do Controle de Doenças e Prevenção dos EUA), lançou um guia de máscaras caseiras, sendo possível fazer usando de filtro de café até uma camiseta velha.

O CDC recomenda as máscaras caseiras como uma precaução adicional. Portanto, as pessoas ainda devem manter o distanciamento social de pelo menos 2 metros de outras, além de seguir outras recomendações, como evitar o contato com o rosto e lavar as mãos constantemente.

Dito isto, as máscaras que o CDC recomenda necessitam apenas de alguns minutos de trabalho e uma tesoura. Se quiser algo mais sofisticado, um kit de costura ou uma máquina ajudam.

Máscara usando camiseta (sem necessidade de costura)

Esta máscara requer apenas uma camiseta e uma tesoura.

Bandana e filtro de café

Para esta máscara, o CDC diz que você precisará de um filtro de café, elásticos, tesoura e uma bandana (ou um tecido de algodão quadrado) medindo cerca 50 cm em cada lado.

Tem ainda esta opção feita pela pediatra Ana Escobar, em português, e que também é bem simples:

Camiseta ou pedaço de tecido (necessita costura)

Para esta máscara, a agência diz que você precisará de dois pedaços de tecido de algodão em formato retangular (25,4 cm x 15,24 cm), dois elásticos de 15 cm (podem ser convencionais ou aqueles de cabelo) ou cordões, tesoura, agulha e linha (ou uma máquina de costura). O CDC recomenda o uso de tecidos de algodão, mas observa que com uma camiseta funciona bem também.


Para instruções passo a passo dessas máscaras, tem mais detalhes no CDC (em inglês). Certifique-se de que as máscaras se encaixem de forma correta em seu rosto, mas que permita que você respire normalmente.

O órgão norte-americano ressalta que a máscara não substitui outras medidas ou recomendações para prevenir a disseminação do vírus, incluindo o distanciamento social de 2 metros de pessoas fora da sua casa. A entidade também nota que as máscaras devem ser lavadas frequentemente (lavagem na máquina de lavar resolve, inclusive) e que você deve evitar tocar seu rosto — especialmente seu nariz, olhos e boca — ao tirar a máscara. E sempre lavar as mãos por pelo menos 20 segundos, se você esteve em algum espaço público fora da sua casa.

Sair da versão mobile