Ver uma prótese de mão totalmente articulada se mexer com sua sua ampla gama de movimentos é sempre fascinante. Nós já vimos a prótese de mão beBionic v3 em ação antes; agora, podemos ver todos os seus movimentos em detalhe.

Veja como ela consegue lidar até mesmo com tarefas diárias banais, algo difícil para mãos robóticas, mas essencial para humanos. Afinal de contas, isto não é uma mera demonstração: é um dispositivo destinado a melhorar a vida de alguém.

Neste vídeo, a beBionic demonstra os 14 padrões e posições da prótese de mão v3, e o mais importante: como ela pode ser usada para fazer de tudo, como passar manteiga no pão, usar um mouse de computador, e até resolver um cubo mágico.

A mão possui uma função de controle que a deixa delicada o suficiente para segurar um ovo, mas bruta o bastante para esmagá-lo com 140N de força; um conjunto de microprocessadores monitora cada dedo. E você consegue enviar comandos para a mão porque ela “lê” os impulsos elétricos dos nervos que restaram do membro amputado.

A mão é feita de fibra de carbono e pesa entre 550 e 600 gramas, dependendo do tamanho e das opções embutidas. Fora isso, não há nada de chamativo – como parar uma bala de revólver usando a mão, ou esmagar uma bola de bilhar – porque para alguém que perdeu um braço, só mexer a xícara de café com uma colher pode ser incrível. [YouTube via Automaton]