_Redes Sociais

Como funciona a rede social Hello, “próxima geração do Orkut”

O Hello reúne elementos do Instagram e Pinterest para levar você a usuários que tenham os mesmos interesses e preferências.

O domínio orkut.com deixou de pertencer ao Google depois que a rede social foi encerrada: ele foi transferido para seu criador, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten. Agora, o endereço traz uma carta convidando você a conhecer outra rede social.

>>> As lembranças das comunidades de zoeira no Orkut

Na carta, Büyükkökten diz que o Hello “é a primeira rede social baseada em paixões [loves], não em curtidas [likes]”, e “é a próxima geração do Orkut”.

O Hello reúne elementos do Instagram e Pinterest para levar você a usuários que tenham os mesmos interesses e preferências. Para tanto, você faz um teste de personalidade e escolhe os assuntos de que mais gosta (chamados “personas”). Assim, seu feed (chamado “folio”) trará posts e imagens relacionados aos seus gostos. Ao dar curtidas e adicionar amigos, você ganha pontos e vai subindo de nível.

Por enquanto, o Hello está disponível nos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia; ele será aberto a mais países – incluindo o Brasil – em agosto. Você pode se cadastrar aqui para receber um convite quando isso acontecer. Ele requer um app disponível para iOS e Android.

A existência do Hello foi anunciada em 2014, mas ele só entrou em fase beta no ano passado; foi quando a rede social participou de um evento na Ohio University para recrutar usuários. A Backdrop Magazine, dos estudantes dessa universidade, explica como o app funciona:

… um assistente virtual guia você pelos passos iniciais de registro solicitando informações gerais, tais como seu nome e sexo. E então você está dentro. Faça o teste de personalidade de 60 perguntas, que a equipe do Hello formulou cuidadosamente usando a expertise de um sociólogo, para que os tipos de personalidade sejam tão precisos quanto possível.

Seu tipo de personalidade é combinado com as cinco “personas” que você selecionou para calcular a compatibilidade entre você e o restante dos usuários no Hello. Você pode escolher entre uma lista de cerca de 100 personas, incluindo “amante de cães”, “amante de ioga” e “escritor” – só para citar alguns – de modo que você pode compartilhar suas verdadeiras paixões com o mundo da mídia social.

Marque os seus “jots” (ou posts) com as personas que você escolher, e o post aparece para quem selecionou estas personas também. É quase como salvar uma foto em uma pasta no Pinterest ou usar uma hashtag no Twitter, mas o sistema do Hello é bem mais específico.

À medida que você adiciona amigos, curte fotos, comenta nos jots e preenche o seu perfil, você ganha pontos de karma para subir de nível. Isso rende recompensas como moedas virtuais, presentes e GIFs que você pode enviar para seus amigos.

O Hello levou quinze meses para ser desenvolvido. Ela usa o endereço hello.com, que antigamente oferecia um mensageiro instantâneo para fotos do Picasa; o serviço foi encerrado pelo Google em 2008. Büyükkökten convenceu a empresa a ceder os direitos do domínio e a financiar o desenvolvimento dessa nova rede social.

Em um mundo repleto de redes sociais, será que o Hello conseguirá vingar?

Sair da versão mobile